Escola no Bairro da Paz realiza simulado do Enem

Às 8h da manhã de hoje (12/09), os portões do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, estavam fechados para a realização do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas salas, os estudantes do ensino médio recebiam as provas sob o olhar atento dos professores que ocuparam o lugar dos fiscais. O conteúdo das provas, o tempo de aplicação, o uso de materiais específicos como canetas pretas ou azuis e até a proibição do uso de aparelhos eletrônicos, tudo foi pensado e aplicado na unidade de ensino para que os estudantes pudessem vivenciar o mais próximo possível o momento da prova do Enem, nos dias 26 e 27 de outubro.

Fonte: Carol Garcia/Secom Bahia
A diretora Elísia Mélia Silva Santos explicou que o simulado seguiu todas as regras da avaliação do Enem para possibilitar que os estudantes aprimorem e testem os conhecimentos, a partir de conteúdos direcionados à interdisciplinaridade e contextualização dos temas. E também para contribuir com o lado psicológico do estudante, possibilitando o controle sobre as etapas do exame, o que, segundo ela, poderá contribuir para que façam as provas de forma mais tranquila. “Realizamos pesquisas para apresentar na prova questões que possam ser referência para o estudante. Trabalhamos com avaliações do ano passado mesclando com assuntos atuais”, ressalta.

A professora de Química, Gleide Jane, fala que, independentemente do simulado, os professores da escola estão desenvolvendo as aulas sempre com a atenção necessária aos conteúdos que preparem os estudantes para esse novo desafio. “Este ano, criamos um tema central na escola chamado Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade - Em busca de um mundo melhor e procuramso trabalhar de forma interdisciplinar para que, durante todo ano, o aluno criasse uma maior intimidade com a forma que o exame cobra suas questões”, explica.

Gleide ainda exalta o interesse dos estudantes que trazem ideias e participam ativamente do processo de aprendizado. “Eles sugerem temas para serem abordados nas questões e trazem quesitos que pesquisam de provas anteriores. Você mesmo pode ver, todas as salas estão cheias, mesmo esse simulado não sendo obrigatório”.

E a estudante Jeane Silva, do 3º ano, fala da importância de aproveitar a oportunidade que a escola está proporcionando. “Nós estamos sempre trabalhando no decorrer das aulas os assuntos da prova do Enem. Senti que a avaliação de hoje estava bem estruturada e com certeza vai me ajudar bastante”, destaca.

“Estou aproveitando todas as chances. E acho que todos os meus colegas, não só aqui da escola, mas de todas as outras, deviam aproveitar para se empenhar e realizarem o exame" - Wesley de Jesus

Outro estudante que também aproveita o simulado para se aprimorar é Wesley de Jesus Santos, 3º ano. Além de destacar o bom nível das questões, chama a atenção dos colegas para a importância de prestar o Enem. “Estou aproveitando todas as chances. E acho que todos os meus colegas, não só aqui da escola, mas de todas as outras, deviam aproveitar para se empenhar e realizarem o exame”, ressalta.

Portal da Educação - Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, em seu portal, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar aqui e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line.

Benefícios – O Enem funciona como um mecanismo de acesso ao ensino superior, mas não é só isso. O exame possibilita ao estudante o acesso a universidades públicas federais e estaduais, por meio do Sisu, a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior por meio do ProUni, a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira, a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisutTec/Pronatec, e a certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa.