Escolas engajam famílias para apoio às atividades do ensino remoto

O contato com as famílias dos estudantes tem sido uma estratégia adotada pelas escolas estaduais nesta primeira fase, do ano letivo, com ensino 100 % remoto, na rede estadual de ensino. O objetivo é contar com o apoio e o engajamento das mães, dos pais e responsáveis para que os estudantes realizem suas atividades e mantenham a rotina dos estudos em casa.

No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, no município de Jacobina, a comunidade escolar realizou um processo de escuta das famílias e os resultados são positivos.  “Nossos estudantes estão muitos interessados e contam com o apoio de seus familiares. Eles veem este momento como uma oportunidade para a conclusão dos estudos e de começarem a aproveitar as oportunidades do mundo do trabalho. As primeiras semanas foram de adaptação ao novo formato e também foi uma oportunidade incrível para o desenvolvimento de novas aprendizagens”, avaliou o diretor da unidade, Gildeon Alves dos Santos.

A estudante do CEEP, Luzia Eduarda Pereira de Souza, 17, 2º/3º ano no curso técnico de Recursos Humanos, fala sobre a sua experiência inédita com o ensino remoto. “Vivemos um momento em que tudo é novo. Passamos por diversas e impactantes mudanças, principalmente na Educação, que foi reinventada. Estamos nos adaptando, aprendendo muito sobre tecnologia, tendo os aplicativos do Google nos ajudando nesta etapa. Começamos empolgados para continuarmos o nosso aprendizado contínuo, que está sendo satisfatório, mas a saudade das aulas presenciais e a esperança que logo elas retornem são grandes entre nós”.

No Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções, a professora de Matemática e Geometria, Roberta Correia Pereira Lima, ressaltou a importância do vínculo da escola com os estudantes e suas famílias. "Dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem é muito importante para nossos alunos. Está sendo muito desafiador e gratificante ver meus alunos participativos, interessados e agradecidos”. A vice-diretora Thaís Leto reforça: “Professores, estudantes e suas famílias têm feito um esforço grande para que o ensino remoto dê certo. E o aproveitamento de estudos pelos nossos estudantes tem sido muito bom. É um tempo de muito desafio e trabalho”.