Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Escolas engajam famílias para apoio às atividades do ensino remoto
O contato com as famílias dos estudantes tem sido uma estratégia adotada pelas escolas estaduais nesta primeira fase, do ano letivo, com ensino 100 % remoto, na rede estadual de ensino. O objetivo é contar com o apoio e o engajamento das mães, dos pais e responsáveis para que os estudantes realizem suas atividades e mantenham a rotina dos estudos em casa.
No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, no município de Jacobina, a comunidade escolar realizou um processo de escuta das famílias e os resultados são positivos. “Nossos estudantes estão muitos interessados e contam com o apoio de seus familiares. Eles veem este momento como uma oportunidade para a conclusão dos estudos e de começarem a aproveitar as oportunidades do mundo do trabalho. As primeiras semanas foram de adaptação ao novo formato e também foi uma oportunidade incrível para o desenvolvimento de novas aprendizagens”, avaliou o diretor da unidade, Gildeon Alves dos Santos.
|
|
|
|
A estudante do CEEP, Luzia Eduarda Pereira de Souza, 17, 2º/3º ano no curso técnico de Recursos Humanos, fala sobre a sua experiência inédita com o ensino remoto. “Vivemos um momento em que tudo é novo. Passamos por diversas e impactantes mudanças, principalmente na Educação, que foi reinventada. Estamos nos adaptando, aprendendo muito sobre tecnologia, tendo os aplicativos do Google nos ajudando nesta etapa. Começamos empolgados para continuarmos o nosso aprendizado contínuo, que está sendo satisfatório, mas a saudade das aulas presenciais e a esperança que logo elas retornem são grandes entre nós”.
No Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções, a professora de Matemática e Geometria, Roberta Correia Pereira Lima, ressaltou a importância do vínculo da escola com os estudantes e suas famílias. "Dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem é muito importante para nossos alunos. Está sendo muito desafiador e gratificante ver meus alunos participativos, interessados e agradecidos”. A vice-diretora Thaís Leto reforça: “Professores, estudantes e suas famílias têm feito um esforço grande para que o ensino remoto dê certo. E o aproveitamento de estudos pelos nossos estudantes tem sido muito bom. É um tempo de muito desafio e trabalho”.
Notícias Relacionadas
-
Aviso de pauta | Em Fátima, neste domingo (5), Jerônimo inaugura Escola em Tempo Integral
-
Governo do Estado autoriza ampliação de colégio quilombola em Campo Formoso
-
Secretaria da Educação do dialoga com comunidade escolar do Semiárido Baiano
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador