Escolas estaduais preparam estudante para o Enem

Faltando pouco mais de um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas da rede estadual de ensino da Bahia intensificam suas estratégias para preparar os estudantes. Na capital e no interior, serão promovidos aulões, simulados, palestras e até uma Feira de Profissões, a fim de ampliar o aprendizado do estudante, fomentar a busca de novos conhecimentos e estimular a realização da prova, que, em 2013, acontece nos dias 26 e 27 de outubro.

Iniciativas como a do Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de Pau da Lima, em Salvador, vêm ganhando repercussão entre os estudantes. A unidade lançou, no dia 16 de agosto, o seu projeto “Se Liga no Enem”, que prevê a realização de Aulões especiais aos sábados, simulados, palestras com profissionais de diversas áreas e uma Feira de Profissões, no intuito de também orientar o estudante sobre a sua escolha profissional. Aluna do 3º ano, Máira Sardinha elogiou o projeto: “É muito bom porque vai nos ajudar a ganhar mais confiança”, avaliou, ressaltando.

No Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, em Valéria, um projeto semelhante, chamado de “Enem, posso ajudar?”, também gera interesse. De acordo com o professor de língua portuguesa, Edson Lima, a ideia é envolver os estudantes do 3º do ensino médio e do curso Técnico de Administração em Atividades Dinâmicas, no sentido de estimular o aluno a interagir com o conteúdo abordado. “Queremos prender a atenção do estudante e trabalhar a sua capacidade interpretativa para que ele sinta a necessidade de aprimorar os seus conhecimentos”, revelou.

Além de aulões, aos sábados, previstos para começar no dia 14 de setembro, o projeto “Enem, posso ajudar?” visa orientar os estudantes sobre o funcionamento e formato da prova, assim como as perspectivas de mudança que o exame traz para o ensino médio. “Esse projeto vai nos ajudar a construir uma base melhor de conhecimentos para ter tranquilidade e realizar uma boa”, declarou o estudante do 3º ano do ensino médio, Jonatan Santos de Oliveira. Sua expectativa é que a nota do Enem o ajude a ingressar no curso de Educação Física.

Ainda em Salvador, outro destaque é o simulado que será promovido pelo Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras. Seguindo o formato do Enem, o simulado será composto por 90 questões, dividido em duas tardes, e prevê até o fechamento dos portões, no intuito de criar todas as condições necessárias para que o estudante vivencie a mesma experiência do exame oficial.

“A escola precisa andar na direção da matriz de referência do Enem, tendo como base as competências mais exigidas que são a escritora, a leitora e o raciocínio lógico” - Jaciene Nascimento

Interior – Nos municípios do interior do Estado, as escolas também se mobilizam para fortalecer o aprendizado dos estudantes no tempo que falta antes da prova. Em Feira de Santana, por exemplo, o Colégio Estadual Teotônio Vilela vem intensificando em sala de aula a abordagem sobre o Enem, com a utilização de vídeos, estudo de cadernos anteriores, análise de questões e realização de simulados por área do conhecimento.

“A escola precisa andar na direção da matriz de referência do Enem, tendo como base as competências mais exigidas que são a escritora, a leitora e o raciocínio lógico”, disse a diretora do Teotônio Vilela, Jaciene Guimarães da Silva Nascimento, sobre a preparação dos estudantes. “Essa é uma ação do nosso dia a dia”, completou.

Benefícios – O Enem funciona, hoje, principalmente, como um mecanismo de acesso ao ensino superior, mas não é só isso. O exame possibilita ao estudante o acesso a universidades públicas federais e estaduais, por meio do Sisu a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior por meio do ProUni; a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira; a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisutTec/Pronatec; e a certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa.

Caminhando na mesma direção das escolas estaduais, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza aqui, um espaço específico para ajudar o aluno que vai fazer a prova com uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on line. Os estudantes que já se inscreveram poderão testar todos os seus conhecimentos no site www.geekiegames.com.br.