Escolas estaduais preparam estudantes para o Enem

Garantir um futuro melhor, saindo de uma escola pública direto para a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta foi a conquista que Rafael Jesus, 18 anos, ex-aluno do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV, alcançou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, segundo o próprio estudante. Para que mais jovens possam ter a mesma oportunidade, o colégio promoveu, nesta quinta-feira (20), uma aula de revisão focando a prova do Enem que será realizada neste final de semana.

Rafael disse que sabia que a UFBA utiliza as notas do Enem para avaliar os candidatos e aproveitou essa chance. “Aqui no Edvaldo sempre houve a preparação para o exame. Isso vai abrindo a mente da gente porque eles trabalham com as provas do Enem nos anos anteriores, vamos aprendendo a produzir melhor. Depois, quero fazer doutorado e mestrado na área de teatro”, planeja o estudante que cursa bacharelado interdisciplinar em artes.

Matheus Ambrozi, 17 anos, vai fazer vestibular para dança, na UFBA, e avalia que a preparação para a prova do Enem ajuda a conhecer os desafios que serão enfrentados para entrar na universidade. “Isso deixa os alunos mais confiantes, porque, mesmo estudando sozinho, o simulado clareia. Nos ajuda a ter mais atenção em momentos como a redação, que deixa os alunos nervosos”.

Aspirante aos cursos de nutrição e farmácia, Vanessa Andrade, 18 anos, aprova as atividades promovidas pela escola. “A preparação é um ano em que a gente tem que se dedicar um pouco mais. O Enem é um ingresso para o futuro profissional, uma porta aberta para os alunos da escola pública entrarem para a universidade. E essa preparação ajuda bastante, o ‘aulão’ e o sumulado contribuem, principalmente para os alunos que não tinham noção do que é o exame”.

Recursos audiovisuais reforçam aprendizado
- Coordenador da aula preparatória, o professor Fábio Sampaio conta que são utilizados recursos audiovisuais, com a tecnologia influenciando no aprendizado. “Gráficos e imagens complementam os conteúdos dados em sala de aula e com certeza a gente ressignifica estes conteúdos, eles aprendem até mesmo brincando. Por isso esse ‘aulão’ é um período de preparação para o Enem”.

Fábio também ressalta a importância da relação professor aluno para o aprendizado. “Quando os estudantes percebem que o professor é amigo e parceiro, eles absorvem o conteúdo com mais naturalidade. Essa relação, na base do respeito e da compreensão, os leva a entender os momentos de brincar e de prestar atenção nas explicações dentro de sala de aula”.

A diretora do colégio, Firmina Azevedo, disse que, desde 2002, a unidade adota o pré-Enem e está sempre adaptando o currículo. “No simulado, o aluno passa por todo o processo de horário de fechar o portão e faz a prova em tempo determinado. Nós percebemos que muitos não terminavam a prova, ou não faziam a redação, por não ter o costume. Então, adotamos outra metodologia, utilizando testes maiores, de gabarito, e incluímos matérias como matemática financeira”.

Ouça a matéria aqui

Outras escolas da rede também organizaram simulados para treinar seus alunos para o Enem. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, todas as turmas do 3º ano tiveram dois dias de provas focadas no exame, além das aulas de revisão realizadas ao longo do semestre. Em Juazeiro, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que foi representado no programa Aprovado por uma turma de alunos do 3º ano, desenvolve um destacado trabalho voltado às provas do Enem.

Atividades lúdicas e redes sociais
- Além das aulas de revisão para a prova, os estudantes baianos ganharam mais uma forma de preparação para o Enem. O game do ‘É Bom Saber’, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), garante uma maneira divertida de estudo, aproveitando o potencial das redes sociais.

Acesse o game do É Bom Saber

O Enem foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação, para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Atualmente, é uma oportunidade para o acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.

A prova também beneficia os candidatos ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Desde 2009, serve ainda como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Fonte: Secom