Escolas estaduais realizam aulas de campo alusivas ao Dia Mundial da Água

As escolas da rede estadual de ensino continuam realizando diferentes atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, que é celebrado anualmente no dia 22 de março. Dentre as atividades pedagógicas,  destaque para as aulas de campo, por meio das quais os estudantes vivenciam de perto as experiências pedagógicas aprendem sobre as temáticas relacionadas à agua como preservação dos recursos hídricos; combate à poluição dos rios; e conservação de nascentes, entre outros assuntos abordados nas disciplinas de forma contextualizada.

Em Porto Seguro, os estudantes do Colégio Estadual Arraial d'Ajuda participaram de uma aula de campo na Estação de Tratamento de Água da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), no distrito de Arraial d’Ajuda, onde também está localizado o colégio. Na ocasião, eles conheceram o processo de captação, tratamento e abastecimento da água; algumas análises físico-químicas da água; e discutiram a importância do consumo racional da água.

O estudante Cauan Martinez, do curso técnico de nível médio em Hospedagem, do Colégio Estadual Arraial d'Ajuda, disse que a aula de campo serviu para ampliar os seus conhecimentos. “Gostei muito dessa aula, pois aprendi muitas coisas sobre tratamento e abastecimento de água. Achei muito interessante essa visita à EMBASA”.

No município de Rio Real, os estudantes do Colégio Estadual Doutor José Carvalho Baptista também participaram de uma aula de campo, durante visitação à Lagoa do Carro Quebrado, que está passando por uma revitalização. Eles conferiram uma palestra ministrada por representantes da Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente do município (SEAGRO) e da EMBASA, quando foi apresentado o plano de recuperação ambiental da lagoa, através de limpeza, adubação das plantas e plantio de 100 novas plantas.

A estudante Mariana Santos, 17, 3º ano, disse que ficou encantada com a revitalização da lagoa. “Como jovem que possui familiares que cresceram indo para a Lagoa do Carro Quebrado, fico muito feliz em ver que um lugar de importância para tantas pessoas está sendo preservado. Sem água não há vida, não tem beleza humana ou natural, não tem energia e, o principal, não tem esperança para as próximas gerações”.