Escolas estaduais são mobilizadas para eleição do Colegiado Escolar

Foto: Luiz Carrera - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado promoverá eleições para o Colegiado Escolar na rede estadual de ensino, de 29 de julho a 2 de agosto. Composto por representantes dos estudantes, professores e funcionários, além das famílias, o Colegiado Escolar tem a missão de contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas, visando a união de todos pela melhoria da Educação. Nesta etapa de mobilização, a Secretaria chama atenção da comunidade escolar para a formação da Comissão Eleitoral Escolar, cujo prazo para a sua criação termina nesta sexta-feira (28).

Até a apuração das eleições do Colegiado Escolar, serão realizadas mais duas etapas: a da inscrição dos candidatos, de 11 a 15 de julho, e a da homologação dos candidatos, no dia 17 de julho. A coordenadora de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para o processo, Carla Maria Nogueira, falou sobre as fases do pleito eleitoral: “Depois da fase de alinhamento interno com os articuladores dos NTE, para a formação da Comissão Eleitoral Escolar, passaremos para a fase escolar, por meio da qual convocaremos as escolas para passar as orientações da eleição. Nessa fase, o atual colegiado participa ativamente da nova eleição, no sentido de orientar como deve acontecer o pleito”.

A gestora destaca que, quando o colegiado participa efetivamente da gestão escolar, amplia-se o diálogo com a comunidade e cria-se oportunidades para fortalecer o vínculo e a integração entre a escola, a sociedade e o território, convergindo para a contextualização de um currículo escolar focado no sucesso do estudante como cidadão.

Colegiado Escolar
O Colegiado Escolar é um conselho formado pelo gestor e por professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. Isto significa que o colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras e mobilizar os estudantes e pais ou responsáveis a se unirem para assumir a educação como um bem familiar e social, de acordo com a Lei Estadual nº. 11.043/08.

Dentre as ações prioritárias do Colegiado Escolar estão o acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, do plano de gestão e do regimento escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e a equipe gestora para o cumprimento do calendário escolar; a participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e a articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.