Escolas serão monitoradas pelo Centro de Operações da SSP

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

As escolas estaduais terão vigilância eletrônica, através do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia. O equipamento, inaugurado nesta segunda-feira (18), pelo Governador Rui Costa, receberá, em tempo real, na sala de monitoramento, as imagens registradas por câmaras de fibra ótica, que serão instaladas nas áreas externas das unidades escolares.

“Já temos um policiamento específico para as escolas, que é a Ronda Escolar. O monitoramento das imagens internas será feito pelo diretor da escola. Não será passada aqui. Serão gravadas. As que virão pra cá são as imagens do entorno da escola. Instalaremos câmeras suficientes para cobrir todos os lados, toda a visão da escola. Portanto, o policiamento estará mais próximo", afirmou o governador Rui Costa, durante a inauguração.
O Centro de Operações e Inteligência – que vai acompanhar o Estado inteiro e funcionará como um órgão de defesa social – irá garantir mais segurança para os nossos estudantes, conforme o governador. Rui Costa explicou que, a depender do tamanho da escola, serão implantadas de duas a quatro câmeras, agregando tecnologia e menor custo no setor de segurança, ao longo do entorno da unidade escolar.

“Até o final do ano, vamos implantar mais de 300 câmaras”, afirmou. O Centro de Operações, já considerado o maior centro de operações policiais da América do Sul, teve um investimento total de R$ 260 milhões e alinha com a política de investir na segurança com tecnologia, aprimorando e qualificando o trabalho dos profissionais da área, conforme atesta o governador Rui Costa. O órgão irá reunir, em um único espaço, todas as forças de segurança do Estado: Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado e Defesa Civil dos Municípios.