Estado fortalece a Ronda Escolar com a entrega de novos veículos

Foto: Feijão Almeida/SECBA
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) entregou, nesta segunda-feira (5), 10 novos veículos para a Ronda Escolar, que é vinculada ao Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar. Foram investidos R$1.158.490,00 na aquisição das viaturas, provenientes de recursos próprios do Estado.

A Ronda Escolar integra as ações do Programa de Melhoria da Segurança nas Escolas, criado em 2008 pelas secretarias da Educação e da Segurança Pública do Estado (SSP). O efetivo atua nas escolas da rede estadual de Salvador, com foco na prevenção, orientação e a promoção da cultura de paz. Além do patrulhamento preventivo no entorno das unidades escolares, os policiais, que passam por formação específica para a função, também realizam palestras, oficinas e mantém um diálogo permanente com gestores, professores, estudantes e as famílias.

A diretora geral da SEC, Luciana Menezes, falou da aceitação do projeto nas escolas. “A Ronda Escolar é uma grande parceira da nossa rede, cujo trabalho faz parte da rotina das escolas e é permeado pelo cuidado e admiração da comunidade escolar”, afirmou.

A major PM Soledade, coordenadora da Operação Ronda Escolar de Salvador, destacou a importância dos novos veículos para o trabalho realizado. “A escola sempre foi um local de interesse da Polícia Militar. O que a gente busca, com a chegada dessas viaturas, é estar cada dia mais presente nas comunidades escolares, para que elas desenvolvam suas ações educativas da melhor forma possível, reforçando o policiamento que já existe e é desenvolvido ao longo do ano”, acrescentou.

Também participaram da entrega, o major PM Luiz Paulo Assunção, chefe do Centro de Gestão de Frontas e o capitão PM Andrade, auxiliar do respectivo centro.