Estado inaugura Centro de Educação Profissional em Vera Cruz

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

A comunidade escolar do Centro de Educação Profissional (Ceep) do Oceano, localizado no distrito de Tairu, em Vera Cruz, está em festa. O governador Rui Costa inaugurou, neste sábado (9), a sede própria da unidade, que funcionava em espaço alugado. Foram investidos R$ 812.567,62 do Estado, na construção de seis salas de aula, diretoria, secretaria, biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, cozinha, guarita e banheiros adaptados para alunos com deficiência.

Durante a inauguração, o Governador Rui Costa destacou a importância da Educação para o desenvolvimento do Estado. "Por onde eu passo, ressalto que o que transforma a vida das pessoas de verdade é a Educação. Aqui, é um centro de educação profissional, mas ainda vamos construir o módulo administrativo, completar o laboratório e acabei de fazer uma parceria com o Senai/Cimatec para vocês usarem o material didático deles. Estamos apostando na educação para o desenvolvimento da Bahia”.

O superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Durval Libânio Netto Mello, representou o secretário da educação, Walter Pinheiro, que esteve reunido, neste sábado, com os demais superintendentes, direção geral, chefia de gabinete e assessores, além de ter participado de uma videonferência com os gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação, para definição de estratégias e ações para a pasta.

O Centro
O Ceep Oceano atende a 271 estudantes, nos três turnos, dos cursos técnicos de nível médio em Administração, Recursos Humanos, Computação Gráfica, Informática, Guia de Turismo e Turismo. Para a gestora do Ceep Oceano, Ilinalva das Virgens, esta obra representa muito para a comunidade de Tairu. “É lisonjeiro para nós esta inauguração, pois é uma necessidade da comunidade. Os nossos alunos estavam na expectativa pela presença do governador, porque sabem da sua proximidade com a população e que serão ouvidos por ele”, declara Ilinalva.

A representante dos estudantes no Colegiado Escolar, Alana Ribeiro, estudante do 4º ano do curso técnico em Informática, participou da inauguração e disse que a sede é uma conquista para todos da escola. “Antes da nova sede, já passamos por muitos espaços que apresentavam dificuldades, por isso sabemos o valor desta sede. Agradeço ao governador Rui Costa”, declara a estudante.

Educação Profissional
A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, beneficiando 80 mil jovens e trabalhadores. O Estado conta 38 Centros Estaduais e 33 Territoriais de Educação Profissional, em 121 municípios baianos, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.