Estado inaugura duas Classes Hospitalares no bairro de Cajazeiras nesta quarta (20)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inaugura, nesta quarta-feira (20), duas  novas Classes Hospitalares em unidades de saúde de Salvador. A primeira será no Hospital Instituto Couto Maia, às 9h, e a segunda, no Hospital Professor Eládio Lassere, às 11h, ambos no bairro de Cajazeiras, em Salvador, que vão atender mensalmente uma média de 400 estudantes. Na capital, também já está em funcionamento a Classe Hospitalar do Hospital Geral Roberto Santos, inaugurada em junho de 2018.

A iniciativa faz parte do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), que já beneficiou 2.182 estudantes na Bahia. O programa leva a ‘escola’ para os hospitais, com professores da Educação Inclusiva, possibilitando que os alunos continuem os seus estudos. O SARAHDO também atende em domicílio aqueles estudantes que, igualmente, estão impedidos de frequentar a escola.

Classes hospitalares
A modalidade de ensino é direcionada a estudantes da rede estadual enfermos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assegurando-lhes escolaridade, atendimento educacional especializado e tratamento personalizado e humanizado, no âmbito da Educação Inclusiva. Além do Hospital Geral Roberto Santos, a rede conta com classes hospitalares e domiciliares no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus; nos Hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej e nos Grupos de Apoio à Criança com Câncer e ao Paciente Oncológico, em Itabuna; no Hospital Estadual da Criança; e no Hospital Geral Clériston Andrade, ambos em Feira de Santana, além de 12 atendimentos domiciliares em Salvador e um em Itabuna.