Estudante de Caravelas produzem máscaras momescas em alusão à África e celebram a cultura indígena

Fotos: divulgação
Com o tema “Carnaval, máscaras e cultura popular”, o Colégio Polivalente de Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, promoveu, durante a semana, oficinas sobre pinturas afro e indígena para celebrar a cultura presente nesta que é a maior festa popular do mundo. O Grito de Carnaval teve  a participação dos estudantes, do bloco Umbanda Um e dos grupos Pererê (percussão) e Artimanha (cultural).

Na unidade escolar, a folia foi antecedida por um debate sobre doenças sexualmente transmissíveis, com integrantes Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF). “Este evento tem grande importância para a comunidade escolar, porque promove uma troca de saberes, junto a grupos de cultura popular, resgatando, por exemplo, o papel de personalidades negras na nossa cultura, como Abdias Nascimento”, destacou o coordenador do projeto Escolas Culturais em Caravelas, Itamar dos Anjos.

A estudante Isabela Soares, 17, 3º ano, falou sobre a oportunidade de participar das atividades momescas no seu colégio. “Estudo no Polivalente há quatro anos e, este ano, o Escolas Culturais promoveu um evento que despertou interesse em todos nós. Trabalhamos temas importantes, como prevenção e moderação no Carnaval, ao mesmo tempo que nos divertimos”, contou. A colega Geovanna Carvalho, 16, 2º ano, complementou: “Foi muito bom este evento, porque ficamos mais unidos e debatemos temas importantes para a preservação da vida, como a prevenção de doenças. Com isso, adquirimos conhecimentos de forma lúdica e a brincadeira ficou mais legal”.

A coordenadora pedagógica Sarah Quimba ressaltou a importância da realização de atividades integrando comunidade escolar e população em geral: “Caravelas é uma cidade turística, com grande riqueza cultural. Na Jornada Pedagógica, discutimos a ideia da Escola Cultural de criar um vínculo do cotidiano da vida dos alunos com a vivência da escola, valorizando a cultura e o lugar onde vivem, e, agora, colocamos em prática”.