Estudantes da rede estadual de ensino celebram a arte, a cultura e a história do Carnaval

Fotos: divulgação
Diversas atividades promovidas nas escolas estaduais estão celebrando a arte, a cultura e a história do Carnaval. Como projeto pedagógico, as ações incluem pesquisas e apresentações de música, dança, teatro e audiovisual. No Colégio Estadual Henrique Brito, no bairro de Brotas, também teve folia, nesta quarta-feira (27), visando resgatar a origem e a história da maior festa popular do planeta.

Os estudantes protagonizaram o “Furdunço da alegria”. O evento foi realizado por etapas. A primeira, dedicada à pesquisa a respeito da história do Carnaval e sua evolução. Em seguida, cada série ficou responsável por um tema. Os alunos do 6º ano se encarregaram em apresentar as marchinhas e os bloquinhos; os do 7º ano, a axé-music; os do 8º ano, as escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo; e os do 9º ano, o frevo e o maracatu de Recife e Olinda.  “Depois, cada turma apresentou a dança correspondente ao estilo carnavalesco pesquisado, com os estudantes caracterizados. Nosso objetivo foi que eles resgatassem o Carnaval e a sua diversidade”, explicou a diretora Eliana Lemos.

Yasmim Souza, 13, 8º ano, falou sobre a sua participação: “Achei muito legal porque, além de me divertir, aprendi muito sobre como tudo começou e toda a história do Carnaval pelo país. Eu fiquei na turma da escola de samba e foi bem interessante tomar conhecimento sobre como elas foram criadas e como se organizaram até ter todo o destaque que têm hoje”.

>> Clique aqui para ver todas as formas
>> Colégio Estadual Satélite realiza Carnaval da Inclusão
>> Estudante de Caravelas produzem máscaras momescas em alusão à África e celebram a cultura indígena

Também promoveram atividades carnavalescas a comunidade escolar do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, com o tema “Máscaras e folia”. Durante a ação, os estudantes contaram a história das máscaras no Carnaval e as produziram.

Assim aconteceu, também, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista, com o “Folia de máscaras”. Os estudantes do Colégio Estadual Mário Augusto, em Teixeira de Freitas, também caíram na “farra carnavalesca”, considerando a festa como “um fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira, levando em conta a sua importância como símbolo da identidade nacional”.