Estudante desenvolve projeto de energia renovável para academias

Palavras-chave:

Para preservar o meio ambiente e reduzir gastos com energia elétrica, em até 80%, nas academias, o estudante do 3ª ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Raymundo Matta, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Luís Henrique Santos, 18 anos, desenvolveu uma Academia Autossustentável. O projeto foi criado no âmbito do curso de Logística, que ele faz no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai.

Em parceria com os colegas do curso de Logística e de Redes de Computadores, também do Senai, o estudante conseguiu transformar a força mecânica em energia elétrica 100% limpa, através da prática de atividades em alguns equipamentos das academias.

Bicicletas ergométricas, esteiras, Spinning e Cross Over são alguns dos equipamentos que poderão ser usados para a captação de energia cinética, com o auxilio de um alternador acoplado. O estudante conta que a Academia Autossustentável conta com outras formas de se conseguir energia limpa, a exemplo da pizoeletricidade, onde a energia é criada pelo impulso nos pisos instalados em salões de dança e artes marciais.

Outro método é a implantação de placas solares nos tetos das academias, que irão absorver os raios solares. “Toda energia obtida ficará ligada à rede elétrica ou será conservada em um gerador ou bateria, para ser utilizada quando for necessário”, explicou Luís Henrique. O estudante não esconde a satisfação em ter criado um projeto que contribuirá para preservação do meio ambiente: “O foco do nosso projeto é a sustentabilidade e a economia de energia”.

O projeto de Luiz e dos colegas será apresentado em etapa nacional, em Brasília, e contará com a participação de mais 22 projetos de energia renovável. “Este projeto vai ser um diferencial para o meu currículo e me ajudará muito a seguir a minha carreira na área de logística e, futuramente, na minha graduação em Educação Física”, afirmou.

Notícias Relacionadas