Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Estudantes da rede estadual apresentam projetos de arte e cultura na etapa regional em Ipirá
Estudantes da rede estadual apresentam projetos de arte e cultura na etapa regional em Ipirá
Publicado em qua, 12/12/2018 - 14:43 por ASCOM
Palavras-chave:
Foto: divulgação
A estudante Mônica Queiroz, 15 anos, do Colégio Estadual de Quixabeira, no município de Quixabeira, falou sobre a poesia “Acorda mundo”, de sua autoria e declamada durante o projeto Tempos de Arte Literária (TAL). “A minha produção é feita como uma crítica para a corrupção cada vez maior no nosso país. E esse é um momento que podemos nos expressar e mostrar nossa opinião através da arte. É muito legal a escola está desenvolvendo essas iniciativas, pois dá oportunidade aos alunos exercerem a liberdade de expressão”, contou.
Para o estudante Mike Gonçalves, 19 anos, do Colégio Estadual Normal de Pintadas, no município de Pintadas, a produção do vídeo “Sonho de Liberdade”, foi a oportunidade de mostrar uma triste realidade no país. “Falamos sobre a escravidão que muitas vezes estão presentes nas fazendas por causa da busca de uma mão-de-obra barata. Foi uma atividade coletiva que contou com a participação de colegas sendo muito mais produtivo como uma ação de aprendizado”, relatou.
A coordenadora pedagógica, Ana Carolina, do Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, em Capim Grosso, contou que a arte e cultura é uma ferramenta fundamental para a formação dos estudantes na unidade. “Sempre tivemos a cultura como parte importante das ações pedagógicas da escola. Desde o início estamos atuantes nos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, e neste ano, trouxemos 40 estudantes para apresentar nas diversas modalidades”, destacou.
Líderes de Classe
Durante o encontro com os estudantes foram debatidas as ações dos líderes no ano de 2018, além de discussões de novas ideias e atividades para o fortalecimento na atuação nas unidades escolares. O estudante Bruno Gomes, 18 anos, do curso de nível médio em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe, em Ipirá, explicou sobre a importância do evento. “Nesse momento conseguimos trocar experiências e mostrar que podemos contribuir com a melhoria estrutural e pedagógica das escolas mobilizando a comunidade estudantil. Aqui, pude apresentar um aplicativo desenvolvido no meu curso, que apresenta um jogo de perguntas e respostas para os líderes, além de um jogo animado, que busca ajudar os estudantes na função de líder de classe. Nossa função não é ditar regras, mas encontrar caminhos para ajudar a todos dentro e fora da escola”, afirmou.
Durante o encontro com os estudantes foram debatidas as ações dos líderes no ano de 2018, além de discussões de novas ideias e atividades para o fortalecimento na atuação nas unidades escolares. O estudante Bruno Gomes, 18 anos, do curso de nível médio em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe, em Ipirá, explicou sobre a importância do evento. “Nesse momento conseguimos trocar experiências e mostrar que podemos contribuir com a melhoria estrutural e pedagógica das escolas mobilizando a comunidade estudantil. Aqui, pude apresentar um aplicativo desenvolvido no meu curso, que apresenta um jogo de perguntas e respostas para os líderes, além de um jogo animado, que busca ajudar os estudantes na função de líder de classe. Nossa função não é ditar regras, mas encontrar caminhos para ajudar a todos dentro e fora da escola”, afirmou.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais