Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Estudantes de Cajazeiras embelezam ambiente escolar com intervenções socioambientais
Estudantes de Cajazeiras embelezam ambiente escolar com intervenções socioambientais
Publicado em ter, 13/08/2019 - 15:26 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Dentre as intervenções já realizadas, destacam-se a ornamentação do colégio; a revitalização de algumas áreas; o reaproveitamento de alimentos; o mutirão de limpeza e organização; e o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva. Além disso, os estudantes irão instalar duas placas fotovoltaicas para a captação de energia solar e, também, um sistema de irrigação automatizado para as três horas implantadas na escola.
Segundo o professor do Química, Educação Socioambiental e Intervenção Social do colégio, Josevaldo Barbosa Ferreira, o projeto foi criado com o objetivo de estimular a consciência ambiental e a utilização de recursos renováveis. “Os estudantes aliam a teoria à prática através da aquisição de conhecimentos científicos e fazem isso através do trabalho em equipe, com planejamento e organização”, explicou o educador.
Para o estudante Pablo Henrique de Jesus, 16, do curso técnico em Administração, as intervenções tornaram o espaço escolar ainda mais prazeroso e estimulante. “As mudanças dos ambientes foram extremamente importantes, pois todos passaram a valorizar mais a escola e, também, despertaram o sentimento de pertencimento. Além de todo o aprendizado, nossas ações trouxeram vários benefícios para a comunidade escolar”, afirmou.
Fernanda Roberta Ferreira, 16, também do curso técnico em Administração, disse que gostou muito de contribuir para a transformação da escola. “Nosso intuito foi passar a mensagem de que todos podem contribuir para a melhoria da escola e do meio ambiente. Esta experiência é muito gratificante, pois cada um pode fazer a sua parte”.
Mais sobre o Juventude em Ação
A estratégia metodológica do projeto incentiva o protagonismo juvenil, estabelecendo ações e metas a serem realizadas por meio de um diagnóstico participativo da realidade socioambiental da escola, promovendo a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar.
A estratégia metodológica do projeto incentiva o protagonismo juvenil, estabelecendo ações e metas a serem realizadas por meio de um diagnóstico participativo da realidade socioambiental da escola, promovendo a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos