Estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato revitalizam os muros da escola com grafitagem

Fotos: divulgação

Os estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado no município de Firmino Alves, realizaram, ao longo da semana, intervenções artísticas nos muros da unidade de ensino por meio de desenhos pintados com a arte do grafite. A iniciativa, que visa à preservação do patrimônio escolar, é mais uma ação do projeto Grafitaê, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O tema retratado nas imagens foram “Meio ambiente” e “Consciência negra”, marcando as atividades voltadas para o Novembro Negro.

Segundo a diretora do colégio, Sandra Helena Almeida, a atividade tem o objetivo de promover o protagonismo estudantil e despertar o sentimento de pertencimento nos estudantes. “São alunos que têm muita força de vontade e interesse em cuidar do que é deles. O trabalho ficou tão bem feito que eles estão recebendo elogios de pessoas da comunidade e isso eleva o ego dos estudantes, pois se sentem úteis em fazer algo para tornar o ambiente escolar ainda mais agradável”, destaca a gestora.

O estudante Isaac dos Santos Santana, 16, do 2º ano, afirma que gostou muito da experiência com o grafite. “Foi muito bom ter contribuído para deixar a escola mais bonita. Grafitei o desenho de duas mãos se cumprimentando para simbolizar a paz e passar uma mensagem positiva para as pessoas”, revela.

Maykon Guilherme Dourado, 14, do 1º ano, também fez questão de participar e, também, deixou sua mensagem colorida nos muros. “Meu desenho é uma mão saindo de dentro do chão para expressar a força na luta contra o preconceito racial. Com isso, mostramos que nós somos capazes de usar a criatividade para levar as pessoas a refletirem sobre assuntos importantes”, afirma o estudante.