Estudantes do Centro Juvenil de Barreiras apresentam projetos e feira de ciências

Fotos: divulgação
Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras (CJCC) (873 km de Salvador), apresentaram, nesta quinta-feira (25), projetos científicos e tecnológicos na II Feira Escolar de Ciências e Matemática da unidade de ensino, com o tema ‘Bioeconomia no Cerrado’.  A iniciativa, aberta à comunidade, teve o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa por meio da iniciação científica com experimentos, inovações e tecnologias em todas as áreas do conhecimento.

A estudante Stefhanne Lohane Vargas, 17, que participa das oficinas ‘Trilhas do cerrado’ e ‘Fotografe’, apresentou o projeto ‘Buriti: o ouro do cerrado’. “O Buriti é uma espécie de palmeira indicadora de existência de água na região onde está plantada. Ela possui várias utilidades, a exemplo de suas folhas quer servem para fazer bolsas, chapéus e cestas, além dos frutos que são utilizados na fabricação de bolos e doces”, disse a estudante.

Já a estudante Larissa Vitória Silva, 16, que frequenta a oficina ‘Sua conta em conta’ e faz parte da incubadora da oficina ‘Trilhas do cerrado’, apresentou com sua equipe uma pomada desenvolvida por eles com óleo de Pequi e Buriti. “Demonstramos os resultados obtidos com a aplicação da pomada que serve para queimadura, rachadura nos pés e hidratação da pele”, afirmou.

Para a vice-diretora da unidade escolar, Jondina Nascimento, a feira é muito importante para o aprendizado dos estudantes. “Eles desenvolvem o espírito cientifico através da produção de trabalhos científicos e, por conta disso, se tornam protagonistas por se apropriarem da ciência e tecnologia”, destacou a gestora.