Estudantes do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães apresentam culminância do projeto Mais Educação

Nesta segunda-feira (29/07), os estudantes do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, no bairro IAPI, em Salvador, irão viver uma tarde cultural. Acontece na escola, a partir das 14 horas, o evento de culminância do Programa Mais Educação, com a apresentação dos resultados das oficinas de dança afro, hip hop, rádio, leitura, matemática, informática, vídeo, artes visuais, percussão e esportes desenvolvidas na instituição. Cerca de 100 estudantes estão envolvidos no programa.

De acordo com o diretor da escola, Perieldo Jesus de Barros, o evento representa um momento de conclusão do processo de ensino e de aprendizagem, no qual os estudantes irão apresentar o que foi construído ao longo de seis meses de oficinas. “Além de apresentar as produções, o evento é uma forma de incentivar outros estudantes a participarem do programa, e motivar os que já participam a permanecer. Por isso mesmo, vamos aproveitar o momento e abrir inscrições para as novas turmas”, ressaltou o gestor. O projeto Mais Educação é desenvolvido na unidade escolar há três anos sob a perspectiva da interdisciplinaridade, associando o conteúdo artístico ao pedagógico.

Para o monitor de dança afro contemporânea, Vagner Filipool, “as oficinas ajudam a tirar os estudantes das ruas, fortalece o seu vínculo com a escola e eleva a sua autoestima. Já os colegas, ao observarem as apresentações, são também motivados a participar das atividades”. O professor informou, ainda, que o espetáculo desta segunda-feira contou com sugestões dos estudantes em sua concepção. “A apresentação foi montada coletivamente, com a participação ativa dos estudantes”, acrescentou.

Para a aluna do 2º ano do ensino médio, Lavínia Nascimento Lima, a participação no programa trouxe mudanças para a sua vida dentro da escola e fora dela. “O Mais Educação já faz parte de mim. Eu era muito desobediente, mas o projeto, além de ocupar a minha mente, me disciplinou. Hoje, tenho notas boas e conto sempre com o incentivo do professor”, disse a estudante.

Durante o evento, a diretoria da escola ainda irá premiar os 26 estudantes da instituição classificados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2013 (OBMEP).

Mais Educação – Criado pelo Governo Federal em 2008, o Programa Mais Educação (PME) funciona como uma estratégia para a implementação da Educação Integral no país, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas. A fim de ampliar o tempo e os espaços de aprendizagens, o programa articula as disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais. Na Bahia, 989 escolas estaduais e 321.855 mil estudantes estão inseridos no Mais Educação.

As atividades oferecidas no programa são voltadas para as áreas de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e econômica. Para participar do programa, as escolas são selecionadas pelo Ministério Educação.