Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes, familiares e professores comemoram 64 anos do Pestalozzi
Os estudantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, viveram um dia especial, acompanhados pelos seus familiares, em comemoração aos 64 anos da unidade da rede estadual que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), com especialização no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data foi marcada com o 1º Ciclo de Palestras sobre Família e Educação, realizado nesta quinta-feira (14). Na ocasião, foi iniciada a primeira formação do ano para professores das escolas regulares onde estudam os alunos do Pestalozzi.
Dona Leonice Souza ressaltou o trabalho do Pestalozzi e os benefícios que o projeto educacional da unidade tem trazido para a sua filha, Antônia Reis Souza, 11 anos, 5º do Ensino Fundamental. “Cheguei aqui quando minha filha tinha três anos e fomos muito bem acolhidas. Posso dizer, com propriedade, que esta é a nossa segunda casa. O atendimento prioritário é para os estudantes, mas nós, mães, que somos as cuidadoras de nossos filhos, também recebemos uma atenção excelente e ainda recebemos orientações, participamos de palestras e ganhamos empoderamento. Nesses oito anos que estamos na unidade, minha filha evoluiu bastante. Ela não falava nada e hoje se expressa bem e melhorou o seu domínio dos conteúdos pedagógicos”, relatou a mãe de Antônia, que mora em Ihampube (170 km de Salvador) e vem uma vez por semana ao Pestalozzi.
O diretor, Ricardo Baqueiro, fala da emoção de estar à frente de uma instituição que tem contribuído para o fortalecimento da Educação Inclusiva na Bahia. “O Pestalozzi tem dado certo ao longo desses 64 anos porque, mais importante que a sua estrutura material são o comprometimento e o envolvimento das pessoas que aqui trabalham. Isto fez a unidade acontecer e chegar onde chegou, com seus 270 alunos, 44 professores e 28 estagiários”. O gestor destacou, ainda, que, além do atendimento de AEE, a instituição faz um acompanhamento das famílias, promovendo atividades recreativas e diálogos com psicólogos.
A coordenadora da Educação Especial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Patrícia Braille, destacou a importância do Pestalozzi para a Educação Inclusiva na Bahia. “O Pestalozzi vem, há 64 anos, ofertando atendimento educacional especializado, acolhendo famílias e desenvolvendo projetos que ampliam o potencial do seu público-alvo, a exemplo de cultivo de horta, favorecendo o processo de inclusão em classes comuns. A atual gestão tem dado ênfase à Arte, à Educação Física e à família, organizando eventos para a comunidade, professores e estudantes com ou sem deficiência”, comemorou a gestora, destacando a palestra da Marleide Nogueira, mãe do lutador de jiu-jítsu, Igor Nogueira, que falou da importância do esporte no desenvolvimento do filho e “que o Pestalozzi é imprescindível para as famílias alcançarem vitórias substanciais no desafio de criar e educar seus filhos autistas”.
Dentro da programação comemorativa, destaque para as palestras “Família, educação e direitos humanos”, com a professora mestra e doutoranda Ariadne Cruz; “Políticas sociais, família e educação”, com a professora doutora Bárbara Caldeiras; “Educação e família na sociedade contemporânea: novos arranjos”, com a professora doutora Maria Angélica Vitoriano; e “A responsabilidade de educar e de cuidar: quando a deficiência segrega mães e cuidadores de estudantes com TEA”, com a professora doutora Maria Angélica Coutinho.
Pestalozzi – As seis décadas de existência do Pestalozzi são marcadas pela luta permanente pela inclusão socioeducacional dos estudantes, visando a garantia do direito de acesso e permanência dos alunos na escola comum, mediando às ações educacionais e sociais, de forma que respeitem os limites e possibilidades individuais e coletivas, traduzidas na valorização da pessoa humana e exercício da cidadania. O centro realiza, entre outras atividades, oficinas de arte e de informática, jogos pedagógicos, aulas de Educação Física, música, letramento e horta, sempre estimulando o envolvimento das famílias. Também são feitas parcerias com faculdades de Psicologia para atendimento às mães.
Educação Inclusiva – No âmbito da Educação Inclusiva, a rede estadual de ensino trabalha com Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuando com estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/ superdotação, nas escolas regulares, e, de forma complementar, em 65 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), em 12 Centros de Atendimento Educacional Especializado e seis instituições conveniadas, atendendo, no total, aproximadamente oito mil estudantes.
Notícias Relacionadas
-
Internos do Complexo da Mata Escura participam do segundo aulão preparatório para o Enem-PPL 2024
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa
-
Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas visitam a Fenagro
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos