Estudantes mobilizam comunidade no combate ao Aedes no interior

Fotos: acervo pessoal

Conscientizar a sociedade da importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. É com essa proposta que os estudantes do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, em Presidente Jânio Quadros, localizado no Núcleo Territorial de Vitória da Conquista (NTE 20), a 603 Km de Salvador, realizam diversas atividades que, muitas vezes, ultrapassam os muros da escola, visando o combate e a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquisto como a Dengue, o Zika Vírus, a Chikungunya e a Febre Amarela.

Para disseminar informações junto à população local, os estudantes participam de caminhada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e também fazem a coleta de materiais que possam servir como criadouros para as larvas do mosquito. A coordenadora do projeto, Mônica Lima, ressalta o trabalho multidisciplinar. “Antes de os estudantes saírem para a rua, apresentamos todas as informações para que possam conscientizar os moradores. Além disto, os professores fazem diferentes atividades nas aulas. Outra ação do projeto diz respeito a limpeza da escola e do entorno para acabarmos com qualquer chance de foco”, explica.

O estudante do 2º ano, Luciano Brito, 16 anos, fala que o mais valioso da iniciativa é a produção do conhecimento para o combate ao mosquito. “É um problema que atinge a todos e os alunos têm que estar bem informados sobre o Aedes. Também pudemos ajudar recolhendo material e mostrando, na prática, aos moradores do município que cada um tem sua responsabilidade no combate ao mosquito”, disse.

Já sua colega Camila Alves, 14, estudante do 1º ano, fala que sua luta contra o mosquito é permanente. “Nos tornamos agentes multiplicadores porque ficamos mais atentos aos riscos e podemos orientar familiares e vizinhos. Não basta apenas eu conhecer os métodos de combate. Se o amigo do lado não cuida, o mosquito invade todas as casas ao redor”, destaca.