Estudantes mobilizam a comunidade para doação de sangue em gincana escolar

Os estudantes do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, deram um show de cidadania e solidariedade ao mobilizarem as pessoas da comunidade para doar sangue e realizar cadastramento de medula óssea em uma das principais tarefas da gincana da unidade escolar. A iniciativa realizada em parceria com a Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (HEMOBA), que está prestando atendimento em um posto de coleta montado nas dependências da escola, foi iniciada hoje (30), e segue até amanhã (31). A culminância da gincana, que tem como tema ‘As máquinas que movem o mundo’, se encerra na próxima quinta-feira (1°/11), com a finalização das demais tarefas relacionadas às disciplinas de Matemática e da área de Ciências Naturais.

Segundo a professora de Matemática, Erica Patricia Silva, esta ação solidária é muito importante para os estudantes e as pessoas da comunidade que serão beneficiadas. “Eles estão muito empenhados em cumprir as tarefas e mobilizaram várias pessoas em suas comunidades e, também, na rede social Instagram. Além de ajudar o próximo, eles também aprendem os conteúdos através das pesquisas e tarefas executadas, a exemplo de unidades de medidas e geometria dos objetos”, disse a educadora.

O ex-estudante do colégio, Felipe Santana Dias, que foi mobilizado por sua irmã e prima, fez questão de doar sangue. “Sou doador há seis anos e participar desta ação na escola onde estudei significa muito para mim, pois podemos salvar muitas vidas com este gesto solidário”, revelou.

O estudante Josué Nascimento, 16, 2° ano, falou da importância da ação. “É muito importante conscientizar essa nova geração para que a quantidade de doadores aumente ainda mais, pois diversas pessoas serão salvas e suas famílias restauradas. Me sinto orgulhoso de fazer parte disso e lutar pela vida das pessoas”, salientou.