Governo do Estado entrega novas obras de Educação em Feira de Santana

Fotos: Amanda Chung

Os estudantes de Feira de Santana, no Portal do Sertão, já contam com uma nova unidade de ensino. O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quinta (25), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Angélica Vergne de Morais. Ainda na cidade, o chefe do executivo baiano entregou a pavimentação do trecho de rodovia que liga o entroncamento da BR-116 ao distrito de Tiquaruçu e recebeu o Título de “Cidadão Feirense” e a Comenda Maria Quitéria. Foram assinadas outras autorizações na área da Educação.

“Essa escola que a gente homenageia dois professores importantes, uma escola de tempo integral, R$ 35 milhões. Essa escola Lula visitou conosco há 15 dias. É uma caravana entregando escolas como estas, modernizadas, ampliadas”, pontuou o governador. Uma apresentação musical marcou a entrega do novo colégio. Esta é a terceira unidade educacional que é inaugurada na Princesa do Sertão e a 54ª em toda a Bahia. O prédio possui 24 salas de aula, restaurante, teatro, quatro laboratórios, piscina, quadra poliesportiva e campo de futebol society com pista de atletismo. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), a obra teve o valor de R$ 35 milhões, entre adequação, equipamentos e mobiliário.

“Ela tem uma estrutura que vai nos ajudar a praticar mais esportes, ter um melhor aprendizado, porque tem laboratórios, as salas são mais confortáveis. É tudo muito maior e ajuda a gente a ter um bom aprendizado”, considerou a estudante Priscila Souza, de 15 anos, que está na 1ª série do Ensino Médio e pretende cursar medicina.

Com capacidade para atender cerca de três mil alunos nos três turnos, o colégio oferece o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A novidade é o Ensino Fundamental 2, como explica a secretária da Educação, Rowenna Brito. “É uma escola, é um equipamento para toda a população de Feira de Santana. Um investimento do governo do Estado que acredita e que constrói para as pessoas e com as pessoas”, disse a secretária ao destacar que o Estado tem feito investimento para além da infraestrutura física, oferecendo bem-estar e condições de aprendizagem para que os estudantes possam alcançar o mundo do trabalho e a universidade.

Fotos: Amanda Chung

Ainda na área da Educação, foram assinadas ordens de serviço para qualificar outras unidades de ensino, como a ampliação com modernização nas áreas do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano, do Centro de Apoio Pedagógico, Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura. Também foi autorizada a requalificação e adequação do prédio existente do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Carminda Mascarenhas Vieira, o antigo General Osório, para o padrão das novas unidades de tempo integral, num investimento somado de aproximadamente R$ 38 milhões.

Modernização da infraestrutura escolar

Fotos: Amanda Chung

Durante a tarde, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, entregou mais duas obras de modernização de unidades escolares, o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Célia Santos Andrade e o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. Um investimento de mais de R$ 20,8 milhões.

No Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Célia Santos Andrade (antigo General Sampaio) foi realizada a obra de ampliação com modernização para implantação de dez salas de aula, dois Laboratórios, restaurante estudantil, subestação de energia, reservatório de água teatro, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta e vestiário. Já a obra de modernização do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand contemplou a implantação de teatro restaurante estudantil, campo de futebol society com pista de atletismo, quadra poliesportiva coberta, vestiários, reservatório de água, subestação de energia e adequação civil das unidades escolares.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA