Estudantes realizam Feira de Ciências e mostram como a Matemática está presente no cotidiano

Fotos: divulgação

A Matemática está presente em tudo na vida e é isso que os estudantes do Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô, em Salvador, estão provando na V Feira de Ciências. Com o tema “Matemática no nosso dia a dia”, o evento, que começou nesta terça-feira (22) e prossegue até quarta (23), está movimentando a comunidade escolar e promovendo conhecimentos aos visitantes, por meio de exposições, apresentação de projetos desenvolvidos em sala de aula, jogos e experimentos.

No estande do estudante Gabriel da Rocha, 17, 3º ano, a equipe explica, por exemplo, como é possível calcular o índice de Massa Corpórea (IMC). “Minha equipe ficou com o tema “Anatomia Humana na Matemática”. Então, resolvemos mostrar esse cálculo na prática. Aqui, o visitante aprende a calcular seu IMC e verifica se está acima, abaixo ou com o peso normal, através do resultado da conta. Também estamos ensinando a medir a frequência cardíaca. O que, na verdade, queremos mostrar é que dá para se cuidar com poucos recursos e como a Matemática está presente, também, nos cuidados com a saúde”, relata.

Já a turma de Cléber de Oliveira, 19, 2º ano, ficou com o tema “Política e Economia”. Os estudantes usaram a criatividade e, com maquetes, contaram um pouco sobre a importância do negro para a economia do país no período colonial e da escravidão. “O que estamos retratando com as maquetes é como os negros, desde que vieram trazidos da África, têm uma importante representação para a economia do Brasil. Os engenhos, por exemplo, eram operados pelos negros escravizados, que davam muito lucro aos ‘seus senhores’. Eles também trabalhavam na extração de minerais e, no comércio, eram vendidos ou trocados como mercadoria pela burguesia”, conta o estudante.

Para explicar o Código Binário, sistema de numeração formado por apenas dois algarismos zero e um, a equipe de Bruna Docilio, 17, do 1º ano, fez cartazes, maquetes e criou jogos para divertir os colegas e visitantes da feira. “O nosso tema é pouco conhecido, mas está presente em tudo na nossa vida. Por exemplo, os códigos de barra das mercadorias são formados por um código binário que há em tantas outras coisas e são desconhecidos pela grande maioria”, revela Bruna.

A V Feira de Ciências do João Pedro dos Santos acontece nos três turnos escolares, envolvendo os estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio. Para a diretora Tânia Márcia de Carvalho, o evento está sendo uma experiência importante para todos. “Os estudantes estão muito envolvidos com os trabalhos. Eles colocaram em prática os conhecimentos adquiridos com as pesquisas, as experiências e a visão de projeto. A feira está acontecendo no espaço do refeitório da unidade e foram eles que prepararam tudo”, explica a diretora.