Estudantes realizam Sarau em homenagem à música brasileira

Foto: acervo escola

A última semana de aulas do semestre letivo, no Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, em Salvador, foi marcado por muita poesia no II Sarau Literário da Liberdade, protagonizado pelos estudantes do Ensino Médio do turno noturno. Os estudantes revisitaram as obras de Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Assis Valente, Batatinha e Riachão, entre outros grandes nomes da música brasileira, dentro do tema ‘100 Anos do Samba e 50 anos da tropicália’ e juntaram a experiência com a festa junina integrando toda a comunidade escolar. A ação visa o desenvolvimento da leitura e da cidadania na escola, resgatando e desenvolvendo o hábito de leitura e o gosto pela literatura, através de poesias, contos, “causos”, crônicas e lendas folclóricas

“É maravilhosa a possibilidade de ganhar conhecimento através da poesia, da música e da dança, porque o aprendizado fica mais divertido. Os trabalhos que a gente tem a oportunidade de aplicar a teoria na prática são sempre mais empolgantes e nos ajudam a consolidar os conteúdos”, declara a estudante Maiara Souza Santos, 30 anos, 3º ano, que, durante o sarau, declamou a letra da música ‘London, London’, de Caetano Veloso.

A diretora Eliete Santos explica que o sarau é a culminância de atividades desenvolvidas em sala de aula com os alunos, visando estimular neles o interesse pela poesia e pelos seus autores, dentro de um trabalho interdisciplinar que agrega valores ao processo de ensino e aprendizado. “Nossos saraus incentivam a leitura, atraindo a comunidade escolar para a biblioteca com o objetivo de estimular e aprimorar a capacidade linguística e a produção de textos, valorizando e fortalecendo a relação interpessoal e o respeito, além de desenvolver o interesse por autores, escritores e poetas”, pontua.

A ação tem o propósito, também, de despertar nos estudantes para as manifestações artísticas, entre elas a música, a dança e o teatro. Nesta edição do sarau, ressalta a diretora, o samba foi escolhido como tema por ser uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. A Tropicália também serviu de temática por representar um importante movimento cultural surgido sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira.