Exposição Imagens de uma Bahia Militarizada ganha destaque na Escola Parque

A exposição Imagens de uma Bahia Militarizada, integrante do projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, ficará em cartaz desta terça (15/9) até sexta-feira (19/9), na Escola Parque, no bairro da Caixa D´água. A mostra também vai integrar a apresentação do projeto Encontro de Corais (Encante), durante a culminância dos projetos estruturantes de cultura e arte da Diretoria Regional de Educação de Salvador (Direc 1A), também nesta terça-feira, na unidade escolar.

A exposição, que já esteve na Assembleia Legislativa da Bahia, Secretaria da Educação do Estado e no Complexo Cultural dos Barris, traz imagens, notícias, informações e recortes de jornal que relatam a história do Golpe de 64.

O tema da exposição também aborda a censura às artes, o aumento da repressão, o cotidiano do cárcere e a violência contra os que se opuseram ao regime. O visitante pode conferir textos censurados nas cartas e fotografias dos presos e perseguidos políticos, como Carlos Lamarca, Iara Iavelberg, entre outros momentos da vida política do País.

Projeto – Diversas ações compreendem o projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe, que tem o objetivo central de levar ao espaço escolar a história da resistência à ditadura militar (1964-1985) no Brasil, assegurando ao estudante da rede estadual o direito à memória.

Entre as ações, está a disponibilização de conteúdos temáticos no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) para estudantes, professores da rede estadual e sociedade. No Portal, estão disponíveis artigos, fotos, vídeos, bibliografia especializada, biblioteca virtual, livros de autores baianos, canções, filmes, documentários e depoimentos de ex-presos políticos, entre outros.