Fanfarras de escolas públicas estaduais se preparam para o desfile do 2 de julho

Com a proximidade do desfile cívico do 2 de julho, as fanfarras das escolas públicas da rede estadual de ensino da Bahia, em Salvador e Região Metropolitana, aceleram o ritmo de ensaio e ajustam os detalhes finais para a apresentação. Na próxima quarta-feira (2/7), o desfile que marca a comemoração dos 190 anos da Independência da Bahia, em Salvador, vai contar com a participação de aproximadamente 1600 estudantes, de 20 unidades escolares. As apresentações das fanfarras serão distribuídas durante o dia, dez desfilarão pela manhã e dez à tarde.

Entre as fanfarras que desfilarão esse ano está a do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, localizado em Simões Filho. Para se preparar, os 80 estudantes que compõem a Fanfarra vêm realizando ensaios quase diários. “Estamos nos preparando como se fôssemos participar de um campeonato. Este é um momento importante para a nossa escola, pois estamos retornando ao desfile depois de nove anos”, conta o regente da fanfarra, Elsimar Santana, que antes de coordenar o grupo também foi estudante da unidade.

Além do desfile, em Salvador, a Fanfarra Reitor Miguel Calmon ainda participa da recepção ao fogo simbólico da Independência da Bahia, que passa por Simões Filho. “Essa experiência é uma maneira de levar o civismo e a história aos estudantes de uma maneira diferente. A gente sai um pouco dos livros e vivencia a história com o desfile”, explica o professor Elsimar Santana.

Orgulhosa da sua participação na fanfarra e ansiosa para o desfile, a estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Amanda Lorrane Rodrigues de Oliveira, 16 anos, relata a sua expectativa para o 2 de julho. “Eu estou muito ansiosa. É uma alegria enorme representar o meu colégio. É a primeira vez que eu vou tocar o Quintom em um evento tão importante e eu fico muito orgulhosa porque eu sou a única mulher em Simões Filho que toca esse instrumento”.

Fanfarra na educação - De acordo com o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Analdino Filho, a Fanfarra desempenha um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos. “A gente entende a fanfarra como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo juvenil. É uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes, a educação artística, cultural, política e cívica”.

Colégios que vão participar do desfile:

Manhã:
Colégio Estadual Duque de Caxias
Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
Colégio Estadual João Caribé
Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
Colégio Estadual Márcia Méccia
Colégio Estadual Ana Bernardes
Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho
Colégio Estadual Praia Grande

Tarde:
Colégio Estadual Manoel Novaes
Escola Estadual Severino Vieira
Colégio Estadual Luiz Tarquínio
Colégio Estadual Kleber Pacheco
Colégio Estadual Ypiranga
Colégio Estadual Rômulo Almeida
Colégio Estadual Raphael Serravalle
Colégio Estadual Polivalente San Diego
Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon
Colégio Estadual Américo Simas
Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão
Colégio Estadual Professor Edilson Freire

Notícias Relacionadas