Fanfarras de escolas públicas estaduais se preparam para o desfile do 2 de julho

Com a proximidade do desfile cívico do 2 de julho, as fanfarras das escolas públicas da rede estadual de ensino da Bahia, em Salvador e Região Metropolitana, aceleram o ritmo de ensaio e ajustam os detalhes finais para a apresentação. Na próxima quarta-feira (2/7), o desfile que marca a comemoração dos 190 anos da Independência da Bahia, em Salvador, vai contar com a participação de aproximadamente 1600 estudantes, de 20 unidades escolares. As apresentações das fanfarras serão distribuídas durante o dia, dez desfilarão pela manhã e dez à tarde.

Entre as fanfarras que desfilarão esse ano está a do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, localizado em Simões Filho. Para se preparar, os 80 estudantes que compõem a Fanfarra vêm realizando ensaios quase diários. “Estamos nos preparando como se fôssemos participar de um campeonato. Este é um momento importante para a nossa escola, pois estamos retornando ao desfile depois de nove anos”, conta o regente da fanfarra, Elsimar Santana, que antes de coordenar o grupo também foi estudante da unidade.

Além do desfile, em Salvador, a Fanfarra Reitor Miguel Calmon ainda participa da recepção ao fogo simbólico da Independência da Bahia, que passa por Simões Filho. “Essa experiência é uma maneira de levar o civismo e a história aos estudantes de uma maneira diferente. A gente sai um pouco dos livros e vivencia a história com o desfile”, explica o professor Elsimar Santana.

Orgulhosa da sua participação na fanfarra e ansiosa para o desfile, a estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Amanda Lorrane Rodrigues de Oliveira, 16 anos, relata a sua expectativa para o 2 de julho. “Eu estou muito ansiosa. É uma alegria enorme representar o meu colégio. É a primeira vez que eu vou tocar o Quintom em um evento tão importante e eu fico muito orgulhosa porque eu sou a única mulher em Simões Filho que toca esse instrumento”.

Fanfarra na educação - De acordo com o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Analdino Filho, a Fanfarra desempenha um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos. “A gente entende a fanfarra como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo juvenil. É uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes, a educação artística, cultural, política e cívica”.

Colégios que vão participar do desfile:

Manhã:
Colégio Estadual Duque de Caxias