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Feira de experiências motiva o ensino da matemática no Colégio Estadual Raphael Serravalle
Os estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado na Pituba, em Salvador, tiveram a oportunidade, nesta quinta-feira (17/09), de aprender matemática de forma lúdica. Estudantes do Curso de Matemática da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apresentaram experimentos e modelos matemáticos com o objetivo de incentivar a aprendizagem da disciplina nas escolas de forma simples e criativa. A iniciativa é uma parceria da unidade escolar com o Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística (Lema), da Ufba, e promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Governo Federal. A parceria entre escolas estaduais e diferentes instituições é uma proposta do programa Educar para Transformar pela melhoria da qualidade da educação pública.
"Esses jogos também estimulam o raciocínio, nos ajudando também no nosso cotidiano”, estudante Luiz Fernando Costa
“É muito legal poder conhecer a matemática de um jeito diferente. A gente aprende que não é apenas aquela conta no quadro da sala de aula. Aqui você vê brincadeiras usando as formas geométricas e cálculos,” destaca o estudante do 9º ano, Lucas Ribeiro Souza, 14 anos. O estudante do 6º ano, Luiz Fernando Costa, 12 anos, ressalta o que mais gostou na exposição. “Para ser sincero, gostei de tudo, porque cada experiência traz uma vertente da disciplina, como raiz quadrada e potência. E esses jogos também estimulam o raciocínio, nos ajudando também no nosso cotidiano”.
O projeto da Ufba, além de incentivar a docência dos estudantes do Curso de Matemática também aproxima a universidade da educação básica do Estado. “Esse projeto cria uma interatividade entre as instituições. Porque traz atividades como essas experimentações, e mais as oficinas e aulões para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, explica Ana Paula Queiroz, professora de Matemática e supervisora do Pibid na unidade escolar. Ela conta também que “essa parceria contribui com os educadores, porque trazem discussões referentes à disciplina, servindo como capacitação continuada para os professores”.
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A estudante do 8º semestre do Curso de Licenciatura em Matemática, da Ufba, Bárbara Rocha, relata algumas experiências apresentadas. “Fazemos mágica com cartas, mostrando logaritmo, potência e sistema de equações. Também trabalhamos um modelo concreto de frações para que percebam como podemos trabalhar com as operações, além de geometria espacial, entre outros”.
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