Festival Regional de Quadrilha de escolas estaduais mobiliza o Recôncavo

Estudantes da rede estadual de cinco municípios do Recôncavo Baiano participam do Festival Regional de Quadrilha Junina 2015, na quarta-feira (17/06), em Santo Antônio de Jesus. O Núcleo Regional de Educação (NRE 21) está mobilizando toda a comunidade escolar, famílias e a população em geral, em torno dessa festividade típica do mês de junho e de grande representação na região. O evento acontece na unidade do SESC, a partir das 14h.

O festival tem o objetivo pedagógico de resgatar e valorizar a cultura do Nordeste, como destacou a coordenadora da quadrilha, Kênia Smitt Costa. “A construção da quadrilha começa muito antes, em sala de aula, com o diálogo sobre o tema cultura popular e suas manifestações. Daí que o tema, este ano, é Identidade Cultural: tradição e diversidade no Recôncavo Baiano. A partir dessa discussão, trabalhamos a questão da formação cidadã e da inclusão social, ampliando os conhecimentos dos alunos por meio de pesquisas que eles realizam ao longo da unidade”, explica.

"É um momento importante de interação entre os alunos de várias escolas estaduais", estudante Adna Gabriele dos Santos da Cruz

A estudante Adna Gabriele dos Santos da Cruz, 18 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em São Sebastião do Passé, afirma que o São João é uma das suas festas preferidas. "Quando soubemos que iríamos participar do festival, foi uma grande alegria. Espero me divertir bastante e representar bem o Colégio. É um momento importante de interação entre os alunos de várias escolas estaduais".

Participam os estudantes dos colégios estaduais Luís Eduardo Magalhães (São Sebastião do Passé), Nossa Senhora da Conceição (Varzedo), Maria da Conceição Costa e Silva de Oliveira (Santo Antônio de Jesus) e Mandinho de Souza Almeida – Conceição do Almeida, além do Ceep – Leste Baiano (Santo Amaro) e Cetep – Recôncavo (Santo Antônio de Jesus). Haverá, também, participações especiais na abertura e no encerramento do Festival, entre as quais os alunos da Escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega e das quadrilhas da terceira idade (Clube da Melhor Idade Viver com Alegria) e do Arraiá Cidade Nova (Varzedo).