Festival regional de quadrilha mobiliza a Direc 4

Estudantes das escolas da Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus já estão no clima do arrasta-pé. Em ritmo intenso de ensaios, eles vão se apresentar no Festival Regional de Quadrilha, que será realizado, no dia 17 de junho, no Ginásio de Esportes Valdemar Queiroz, em Santo Antônio de Jesus. O evento contará com a participação de quatro escolas do município sede da Direc, duas de Conceição do Coité e uma de Castro Alves e vai envolver, aproximadamente, 300 estudantes.

Os três primeiros colocados vão receber troféu e medalhas. Os integrantes da quadrilha vencedora serão contemplados, ainda, com uma viagem cultural a Salvador. O tema do festival, este ano, é Cultura regional e responsabilidade ambiental. “É uma estratégia que encontramos para chamar a atenção para o resgate da nossa cultura e também para a necessidade de haver uma maior conscientização ambiental”, explica o diretor da Direc 4, Clóvis Ezequiel dos Santos.

Mais do que uma grande diversão, o festival também tem um apelo pedagógico. Além de entrar no clima do anarriê, a temática junina também ganhou a sala de aula. Virou assunto das aulas de línguas, história, geografia, arte e educação física.

“Abordamos com os estudantes aspectos culturais da festa em geral. Por que comemoramos o São João? Qual a origem das quadrilhas? Por que a comemoração está associada ao período da colheita? Essa é uma forma que encontramos de associar conhecimentos locais ao currículo dos alunos”, informa o professor Clóvis dos Santos.

Além disso, o festival veio ampliar e fortalecer uma prática que já era realizada nas escolas de forma individual. “O festival acaba dando uma dimensão maior e também promovendo uma integração e um intercâmbio entre as escolas”, acrescenta.