Governo do Estado lança projeto Escolas Culturais em Itabuna

O governador Rui Costa lançou, nesta quinta-feira (27), em Itabuna, no sul da Bahia, o projeto Escolas Culturais, que tem a proposta de fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício da comunidade. Uma grande festa marcou o lançamento, realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a primeira unidade de ensino a receber a iniciativa, que chegará, inicialmente, a 85 escolas, localizadas em 66 municípios de todos os Territórios de Identidade.

"Hoje é o lançamento de um grande projeto, que é a integração da cultura com a escola. Nesses dois anos, visitando mais de 250 escolas, eu vi muitas experiências positivas e resolvemos criar essa experiência de abrir a escola para a comunidade, de trazer a comunidade cultural para dentro da escola", afirmou Rui, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto. "Hoje é um dia muito feliz para mim. Eu me sinto muito realizado. Até dezembro, vamos botar o pé na estrada, percorrer as escolas e motivar a juventude. O que estrutura a alma do ser humano é cultura. Nós queremos plantar e semear isso dentro da escola", acrescentou.

No final da solenidade, o governador agradeceu à equipe da Secretaria da Educação e ao secretário pela gestão que vem sendo realizada. “Claro que um cargo de Senador da República dá mais audiência e notoriedade do que o cargo de secretário. Então eu gostaria de agradecer ao senador da república Walter Pinheiro pela sua dedicação e compromisso. Antes me falavam que a Secretaria estava afastada das escolas e agora a gente vai vendo que isto vem mudando paulatinamente", afirmou o governador.

Fotos: Cláudia Oliveira Ascom/Educação

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou a integração entre a escola e a comunidade, a partir dos projetos artísticos que serão desenvolvidos. “O projeto vai começar em todos os territórios do Estado, em 85 escolas, dialogando com a identidade e identificando os traços culturais de cada localidade. Na realidade, temos práticas culturais em todas as escolas estaduais, que já praticam atividades com os projetos estruturantes de arte, cultura e ciência, e diversos trabalhos desenvolvidos por estudantes. Agora temos que fazer uma integração entre as diversas manifestações culturais do território, da cidade e da escola, transformando a comunidade escolar em grande protagonista e implantando as diversas expressões artísticas e traços culturais no currículo escolar”, disse.

A diretora Ednailza Miranda Aboboreira, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, fala sobre o sentimento da comunidade escolar em ser a escolhida para o lançamento do projeto Escolas Culturais. "O sentimento é de emoção e gratidão, porque achamos que o projeto vai fazer a educação cada vez melhor por ser a cara da juventude. Esta união da educação, da arte e da cultura, dá a oportunidade deles expressarem sua linguagem, respeitando a individualidade e a diversidade de todos", explicou.

A estudante do 2º ano, Larissa Ramos, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e moradora de Uruçuca, destaca a importância da iniciativa. "Eu gosto muito do colégio. Os professores são bons e acho que este projeto de Escolas Culturais vai agregar conhecimento porque é essencial que as escolas invistam em arte e cultura. Isso ajuda para que o aluno fique mais tempo na escola e possa ser mais produtivo", ressaltou.

Já envolvida com a arte, a estudante do 2º ano, Edcléia Brito, que se apresentou no lançamento com o grupo de Dança do Modelo, falou sobre a expectativa da implantação do projeto. “"Faço parte do grupo de dança há dois anos e gosto muito. Acho que com este projeto vai ter mais oportunidades para todos na escola de praticarem algo que se identifiquem”, relatou.

Conheça mais sobre o projeto Escolas Culturais:

Gestão compartilhada
A gestão das Escolas Culturais será realizada por meio de uma equipe compartilhada, formada por representantes da Secretaria da Educação do Estado e dos Núcleos Territoriais, por um grupo de trabalho da Secult e da SJDHDS e pelos Núcleos de Arte e Cultura (NAC), compostos por um professor, dois líderes de classe e um representante territorial de cultura.

O educador e os dois alunos passarão por uma formação continuada, com cursos promovidos em diversas áreas de cultura, ministradas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). "Esse é um programa muito importante, idealizado pelo governador, no sentido de oferecer opções socioculturais aos jovens e adolescentes, ampliando o espaço da escola e fazendo com que a escola interaja com a comunidade", comentou o titular da SJDHDS, Carlos Martins.

Programa interdisciplinar
O evento de lançamento incluiu apresentações artísticas do quinteto de metais da Orquestra Neojiba, de estudantes e grupos culturais de Itabuna, além de oficina de grafite. As atividades foram encerradas com um show do cantor Luiz Caldas para os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. "Nós estamos fazendo com que a cultura dê um abraço em uma das suas principais vertentes, que é a educação. É um programa interdisciplinar. É um exemplo para o Brasil. É um grande ganho para estudantes e para a população, porque é um programa para dentro da escola e também para a comunidade", destacou o secretário de Cultura, Jorge Portugal.

As secretárias estaduais de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana; o superintendente de Fomento ao Turismo do Estado, Diogo Medrado; a senadora Lídice da Mata; e o prefeito de Itabuna, Fernando Oliveira, também participaram do lançamento.

Texto: Ascom Educação com informações da Secom