Governo do Estado recupera mais sete obras de arte da Escola Parque

Em comemoração aos 64 anos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, o Governo do Estado da Bahia restaurou sete painéis de arte que fazem parte do acervo do Centro, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. As obras são assinadas pelos artistas plásticos Carybé (1911 – 1997), Maria Célia Amado (1921-1988) e Djanira Motta da Silva (1914-1979). Em 2013, já haviam sido restauradas obras de Carlos Magano (1921-1983) e Jenner Augusto (1924-2003).

“São obras que foram tombadas como patrimônio cultural. É uma honra e um privilégio tê-las hospedadas aqui. Somos um espaço educacional voltado às artes desde o início, quando o educador Anísio Teixeira idealizou o complexo escolar, em 1947”, destacou o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro. O gestor conta que os autores dos painéis – então jovens e talentosos artistas – eram bolsistas e foram convidados a contribuir com o Centro, que se instalava na capital baiana.

A coordenadora do Núcleo de Artes, Eliete Ribeiro, explica que são obras raras, pintadas da década de 50, com a técnica afresco e dimensões que chegam a 20 metros de largura. “Os painéis, que ocupam o Centro de Laborais da Escola Parque, retratam a história do homem e a evolução da sociedade”, acentua. O pintor argentino Carybé, que se naturalizou baiano, tratou, por exemplo, do tema A Energia, abordando os elementos água, terra, fogo, ar e o átomo.

Afrescos restaurados em 2013
Programação de aniversário –
Os 64 anos de existência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, que serão completados oficialmente no dia 21/9, estão sendo comemorados com uma série de atividades até sexta-feira (19/9), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A programação, nesta terça (16/9), segue com o Projeto Interarte, que integra as artes plásticas com os trabalhos de estudantes, professores e comunidade. A mostra estará exposta no Núcleo de Administração da Escola Parque, aberta para visitação pública.

O ápice das festividades será no dia 19/9, no Teatro da Escola Parque, a partir das 14h, com a apresentação do espetáculo Dançarte – A evolução da Dança. A coreografia contará com a participação de alunos das oficinas de Dança, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Em seguida, haverá uma exibição de vídeo, com imagens da Escola Parque e dos Núcleos que a compõe, além da interpretação da música O Sol (Jota Quest), por alunos das oficinas de Música da Escola Parque.