Governo investe cerca de R$30 milhões para duas novas escolas de Tempo Integral em Amargosa

Foto: Ilustrativa/ Manu Dias
O Governo do Estado investirá cerca de R$ 30 milhões em duas novas escolas de Tempo Integral, em Amargosa. Com as obras iniciadas, uma será completamente nova e erguida para atender estudantes das comunidades escolares dos Colégios Estaduais Pedro Calmon e Santa Bernadete. Já o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Vale do Jequiriçá, que passa por obras para ampliar e modernizar a infraestrutura, também terá a implantação de novos equipamentos.

A nova escola, que estará localizada em área central do município, contará com uma grande infraestrutura com 24 salas; seis laboratórios; biblioteca; sala multifuncional; auditório para 175 lugares; refeitório; e cozinha industrial. O espaço escolar ainda terá a implantação do Complexo Poliesportivo Educacional com quadra poliesportiva coberta; piscina semiolímpica com arquibancada e vestiários; e campo de futebol society com arquibancada e pista de atletismo.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da nova infraestrutura que será disponibilizada para os estudantes de Amargosa. “Essas intervenções na infraestrutura do ensino, no município, vão proporcionar uma oferta mais completa na formação e qualificação dos estudantes. Uma nova unidade escolar de Tempo Integral, com uma aprendizagem curricular diferenciada e um centro de educação territorial totalmente reformulado para atender as demandas dos cursos técnicos de nível médio”.

O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, destacou o início das obras no município. "É um grande investimento que o governo está realizando na Educação, algo que não se vê no Brasil. Será muito importante para os alunos do Ensino Médio, que terão uma infraestrutura e um processo de ensino que irá potencializar o aprendizado em todas as dimensões da sua vida".

A ação, no município de Amargosa, faz parte da requalificação realizada pelo Governo da Bahia na rede física escolar do estado e que envolve investimentos de mais de R$ 2,3 bilhões. A proposta também passa pela implantação dos Complexos Poliesportivos Educacionais compostos por uma série de equipamentos como quadras poliesportivas cobertas, academia de ginástica, pista de atletismo e piscina, vinculados à oferta da Educação em Tempo Integral. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes da comunidade escolar do município.