Governo realiza visita escolas na região de Alagoinhas nesta quinta-feira (21)

A visita a escolas e o diálogo com a comunidade escolar foram parte da agenda do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, na região do Núcleo Territorial de Alagoinhas (NTE 18), nesta quinta-feira (21). Pela manhã, Rui e Jerônimo estiveram no Colégio Estadual Professora Maria do Carmo Santana, localizado no município de Aramari (135 km de Salvador) e, no período da tarde, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Litoral Norte/Agreste, em Alagoinhas, para um encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das 48 unidades escolares do NTE. O governador já visitou mais de 300 escolas desde o início da sua gestão.

Além destas duas unidades escolares, enquanto o governador Rui fazia entregas na região, Jerônimo visitou outras cinco escolas, juntamente com a equipe técnica da Secretaria. Conheceu as instalações e dialogou com as comunidades escolares do Colégio Estadual Brazilino Viegas, do Colégio Estadual de Alagoinhas, da Escola Estadual Oscar Cordeiro, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Alagoinhas e do Colégio Estadual Luís Navarro de Brito.

Jerônimo falou sobre o significado destas visitas.  “O governador já conseguiu fazer um esforço que as pessoas talvez precisam compreender melhor, que é a visita às escolas. Isto é de um valor para o gestor, para que a comunidade compreenda cada vez mais o significado que a Educação tem no processo de governar o Estado do tamanho da Bahia. Então, visitar as escolas não significa apenas visitar as obras físicas. O governador visita para ter dimensão do que acontece de dificuldades e de projetos estratégicos importantes e bonitos promovidos pelos estudantes e professores”, afirmou.

Jerônimo destacou que o propósito é resolver as demandas. “Quando o governador visita as escolas, acima de tudo, ficam um compromisso e uma marca, tendo o mesmo significado quando ele visita um batalhão da Policia Militar ou uma Policlínica. Então, o público precisa ver no gestor uma simbologia para além do discurso. E isto é para demostrar que a gente está do mesmo lado do professor e da direção, que os estudantes entendam que o secretário não está distante. Mas há, também, uma marca muito forte de que é a resolutividade, pois nós vamos às escolas e queremos implementar aquilo que está pendente na escola”, destacou.

A diretora do Colégio Estadual Brazilino Viegas, Tânia Lúcia Silva, falou sobre a visita. “Nós não esperávamos este encontro com o secretário e ficamos muito contentes, pois ele ouviu as demandas da nossa unidade que está completando 82 anos e, também, aproveitou para dialogar com os professores durante a reunião de Atividade Complementar”, disse a gestora.

Jocélia Novais Gonçalves, diretora do Colégio Estadual Luís Navarro de Brito, afirmou que “esta visita nos aproxima da Secretaria e faz a gente acreditar que esta revolução e transformação na Educação da Bahia está no caminho certo e a gente fica muito feliz quando toda a estrutura da SEC vem visitar o espaço da escola. Isto nos fortalece para que a gente possa seguir traçando metas e desafios”.

Nesta sexta-feira (22), Rui e Jerônimo participam do encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das 14 unidades escolares ligadas ao Núcleo Territorial de Educação de Jacobina (NTE 16). A atividade será realizada às 14h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Jacobina.