Horta escolar incentiva alimentação saudável

Para oferecer uma alternativa mais saudável de alimentação para a comunidade escolar, o Colégio Estadual Almirante Barroso, em Salvador, mantém em suas dependências uma horta orgânica. A iniciativa conta com a colaboração dos estudantes, que participam de todas as etapas do processo de produção da horta, do plantio à colheita. As hortaliças e verduras produzidas são utilizadas na alimentação.

Saiba mais sobre a Alimentação Escolar

horta do Colégio Estadual Almirante Barroso

De acordo com a professora de ciências e biologia, Ruth Souza dos Santos, a horta surgiu, em 2007, da necessidade buscar uma alimentação mais saudável para a comunidade escolar. “A horta foi criada com o objetivo de inserir mais hortaliças e verduras na merenda escolar, mas acabou servindo também para fomentar a cultura do plantio entre os estudantes”, revelou a educadora.

Alimentação saudável - O aprendizado na horta, segundo a professora, vai além da prática do plantio. Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio aprendem, também, sobre a importância de produzir e consumir alimentos orgânicos. “Esse tipo de alimento não utiliza nenhum produto químico que seja nocivo à saúde. O produto orgânico é bom para quem o consome e também para a sustentabilidade do solo”, explicou Ruth Souza dos Santos.

“Em vez de comer frituras, nós aprendemos a substituir por saladas. Além disso, influenciamos os nossos colegas e a nossa família a mudar os hábitos alimentares”, contou a estudante do 9º ano do ensino fundamental, Iolanda Portugal dos Santos, de 14 anos. Há pouco mais de um mês engajada no trabalho da horta, Iolanda já começou a plantar os seus próprios alimentos em casa, “agora, não precisamos mais ir ao supermercado comprar as hortaliças, é só colher no quintal”, acrescentou.

Para a estudante, a horta ainda proporciona um aprendizado que não se aprende em qualquer lugar. “Nós aprendemos a plantar, aprendemos sobre os alimentos, as sementes, mas também aprendemos a dividir com os colegas, a compartilhar”.