Jogos estudantis movimentaram rede pública de ensino neste sábado em Salvador

Estudantes de Salvador participaram, neste sábado (13), de mais uma classificatória da etapa territorial dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Os atletas realizaram jogos de futsal, basquete e handebol, nas modalidades masculino e feminino. No Centro Estadual de Educacão Profissional (CEEP) em Logistica e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, no bairro de São Caetano, 11 equipes disputaram vagas para a próxima fase da competição de futsal.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
 O coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou a importância do esporte como política de educação. "O JERP completa 10 anos e o Governo vem fortalecer esse projeto como parte de uma política de incentivo juvenil e da participação do estudante na escola. Isso implica em uma relação de criação de valores, respeito, diversidade, de compartilhar espaços. Então, os jogos têm também esse papel, além da competição. A expectativa é estabelecer o esporte no currículo escolar", afirmou.

Marcius ainda ressaltou sobre a capacidade de mobilização do JERP. "Da forma que é desenvolvido com as escolas estaduais, municipais e institutos, o JERP mobiliza toda a comunidade, principalmente no interior da Bahia. Temos a compreensão que, enquanto Secretaria de Estado, temos que envolver todas as redes de ensino pública, pois faz parte da nossa competência criar políticas educacionais que reforcem ainda mais esse papel no regime de colaboração com os municípios", disse.

Para o estudante Alan Júnior, 13 anos, do Colégio Estadual Renan Baleeiro, em Águas Claras, o esporte incentiva sua partipação na escola. "Esse é o primeiro ano que estou jogando futsal e está sendo muito divertido. Apesar de não ser exigido, há uma cobrança para que tenhamos um bom desempenho na escola para participar da equipe. Por isso fico bastante animado em poder frequentar a escola com essas atividades que temos o prazer de participar, e quem sabe, vir a ser um profissional no futuro", contou.

A estudante Kailane Cunha, 12, da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira, falou como o JERP contribui para a sua aprendizagem. "É muito bom ter o esporte como uma alternativa para ocuparmos nosso tempo vago. Essas atividades acabam sendo um momento de lazer e aprendizagem. O objetivo é curtir cada momento e, claro, fazer o máximo para ganhar a competição", salientou.

Sobre o JERP – Fundamentados na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com foco na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, os Jogos Estudantis da Rede Pública 2019 estão envolvendo estudantes de 962 escolas de 384 municípios baianos (92%). Organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), o JERP completa dez anos, em 2019, com o objetivo de fortalecer e promover o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico. Os jogos acontecem por etapas. A etapa escolar foi a primeira a ser realizada e, depois da etapa Municipal, vêm as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional.