Jornada Pedagógica 2014 movimenta escolas da rede estadual

As escolas da rede estadual de educação da capital e do interior iniciaram nesta quinta-feira (30/01) a Jornada Pedagógica 2014. Com o tema “O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens”, a atividade, que se estende até esta sexta-feira (31/01), constitui-se como um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, a fim de consolidar o planejamento das atividades para o ano letivo. Participam da Jornada, professores, gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores de área e diretores das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Esse planejamento, desenvolvido a partir da reflexão sobre o desempenho dos estudantes, prevê, também, a elaboração de metas, estratégias e ações para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, além da construção de um currículo articulado que potencialize a aprendizagem dos estudantes. O processo de planejamento será acompanhado pelos técnicos do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que atuam no sentido de melhoria da gestão pedagógica colaborativa.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação

Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí, Eliverte Dantas Bispo de Carvalho, a Jornada é um momento rico para a comunidade escolar. “Esse é um espaço de reflexão, entrosamento e planejamento do ano letivo. Um momento para discutirmos questões, como o regimento escolar, o planejamento das unidades e a promoção de atividades interdisciplinares, além de criar estratégias para enfrentar desafios como o de trabalhar com a diversidade na escola e mobilizar a comunidade escolar para a implantação dos projetos estruturantes”, observa.

Planejamento coletivo - “A ideia de uma proposta coletiva surge do pressuposto que o planejamento não se faz individualmente, mas ele também não se encerra na Jornada Pedagógica, é uma prática contínua na escola com o objetivo de garantir o aprendizado dos nossos estudantes”, revelou a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Amélia Maraux, durante a abertura da Jornada Pedagógica do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, onde sete escolas se reuniram para planejar, juntas, o ano letivo 2014.

De acordo com a professora de biologia do Colégio Estadual Carlos Barros, em Paripe, Alexandra Oliveira, a iniciativa de reunir as escolas contribui para socializar e articular o planejamento do ano letivo; sete escolas da região se reuniram no Colégio Estadual Almirante Barroso. “Fica mais fácil trabalhamos em conjunto. Ajuda a identificar os desafios e a criar as estratégias, unificando o planejamento e aplicando-o de acordo com a realidade de cada turma”, revelou.