Lançamento de livro movimenta a Escola Parque

Estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, foram as estrelas da tarde de autógrafos do Livro de Contos & Crônicas na quarta-feira (13). Os autores cursam o 8º e 9º ano do ensino fundamental e têm entre 13 e 14 anos. A produção associa conhecimentos de língua portuguesa e informática adquiridos durante as oficinas do Núcleo de Informação e Comunicação (Nicc) da Escola Parque.

“Esta é a primeira vez que escrevo para um livro, mas sempre tive interesse por esta área porque sou uma garota muito bem informada. Tive o incentivo também da minha professora para escrever o texto A Mentira. Quero continuar escrevendo sempre”, disse Tainara de Oliveira Silva, de 14 anos, que não escondia a motivação em participar do projeto da Escola Parque.

Para Taiane de Oliveira Silva, irmã gêmea de Tainara, a publicação fez com que ela se interesasse ainda mais pela leitura. “Escrevi sobre a dependência das pessoas com relação à televisão. Foi uma experiência muito interessante. Agora gosto ainda mais de ler e escrever”, considerou.

Senso crítico – As atividades formativas, desenvolvidas no decorrer do ano, incentivam o gosto pela leitura e pela escrita e ajudam a despertar o senso crítico dos estudantes. A coordenadora do Nicc, Ana Lúcia Cerqueira, explica que analisar  textos informativos de revistas e jornais está entre as atividades realizadas na oficina. “É interessante porque insere os jovens nas dinâmicas sociais que envolvem questões do dia a dia, cultura, política e violência, por exemplo”, diz.

Foram, justamente, as experiências do dia a dia que inspiraram os adolescentes a escreverem os textos que compõem o livro de contos e crônicas. “Eles criam com base nas vivências, no cotidiano deles. Depois, digitam os textos e fazem alguns trabalhos gráficos também. Quem vier no dia do lançamento verá uma exposição de molduras criadas por eles com base nas obras de Jorge Amado”, anuncia a professora Ana Lúcia.