Livraria sedia apresentação artística de estudantes da rede estadual

Os estudantes do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici promovem no dia 10 de novembro, às 15 horas, no Teatro Eva Hertez da Livraria Cultura do Salvador Shopping, um baile de encerramento das atividades do Projeto Cantando a Vida. Desenvolvido desde o início do ano, a iniciativa traz a musicalidade como eixo central dos trabalhos estudantis orientados por professores das diversas disciplinas. O teatro tem capacidade para receber 200 pessoas e o acesso é gratuito.

Encantada com a novidade que mobilizou as turmas da segunda etapa do ensino fundamental, a estudante Maria Clara Oliveira, 13 anos, garante que a inclusão da música na rotina escolar evidenciou, além da cultura, o comportamento cidadão, respeito ao próximo e história nacional. “Nós, da 7ª, trabalhamos a mulher no contexto social e musical. Estudamos, sob vários aspectos, músicas que falam bem e mal da mulher. Outras séries estudaram valores humanos, preconceito e movimentos políticos e sociais no Brasil”.

O colega Bruno Filipe Rodrigues, 15 anos, também mostra que passou a ser mais crítico com relação ao tratamento dispensado à mulher. “A nossa cultura musical tem que melhorar. Essas músicas que menosprezam, tratam mal e desrespeitam as mulheres não prestam, não devem ser ouvidas porque influenciam ações negativas”, justifica o garoto.

Linguagem atrativa – A introdução da música no cotidiano dos estudantes não foi à toa. A professora de educação física Suzana Caldas explica que o projeto reconhece atratividade da música entre os jovens e a entende como manifestação cultural carregada de representações sociais. “A música, nos mais variados momentos históricos, apresenta revelações, relatos, denúncias e faz sátiras de temas relevantes. Tem potencialidade para contribuir como processo de aprendizagem”, avalia a professora.

Suzana esclarece, ainda, que, “para realizar o projeto interdisciplinar, o professor de cada área do conhecimento ajustou o currículo da sua disciplina em acordo com outros professores e com a direção geral, estabelecendo uma comunicação efetiva”.