Moradores de Água Fria comemoram reforma de escola e novos investimentos em infraestrutura e saneamento básico

Palavras-chave:
Fotos: Memo Soul
No primeiro dia de dezembro, mês em que se celebra o Natal, os moradores do município de Água Fria comemoraram os importantes avanços realizados pelo Governo do Estado na região. O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade para realizar a entrega da pavimentação da rodovia BA-084, a reforma do colégio estadual e anunciar outros investimentos que beneficiarão a população local. “É uma alegria imensa estar de volta a Água Fria, agora como governador. Hoje, tive o prazer de iniciar minha agenda em um distrito onde inauguramos uma estrada e uma escola, além de assumir compromissos importantes para trazer ainda mais avanços para a cidade e para todos os seus moradores”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.
 
A comunidade estudantil foi beneficiada com a entrega da reforma civil e elétrica do anexo do Colégio Estadual de Água Fria de Tempo Integral (Ceaf), no distrito de Pataíba, uma melhoria significativa para o ambiente escolar e a qualidade do ensino. No local, o governador foi recepcionado pelo grupo Quebrando Correntes e, na sequência, realizou uma visita às instalações da unidade e, também, realizou a entrega de um ônibus escolar rural para o município de Água Fria. 
 
Para Cristiana Souza, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integrante da Associação da Comunidade Quilombola Curral de Fora, os investimentos em educação representam muita coisa: “um espaço maravilhoso, tanto para mim como para minha filha, que está chegando para estudar aqui também, a partir do próximo ano. A reforma trouxe mais conforto. Nossa comunidade fica distante sete quilômetros daqui e poderemos contar, ainda, com um ônibus escolar”. O Diretor do Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE19), Murilo Cerqueira,destacou o papel dessa unidade: “Este anexo é muito importante para a comunidade porque atende aos alunos remanescentes quilombolas e de assentamentos próximos. A escola tem essa característica: grande pertencimento e uma identidade forte para o público que é matriculado aqui. 
 
A reforma, orçada no valor de mais de R$ 704 mil, contemplou os serviços de ampliação e requalificação da secretaria, sala de professores, cozinha, reforma civil e elétrica de quatro salas de aula, sanitário, almoxarifado, dispensa, pátio coberto e instalação do padrão de entrada. Atualmente, o colégio atende a 529 alunos, distribuídos em 22 turmas, nos três turnos (matutino, vespertino e noturno).
 
“Estamos realizando obras nas sedes dos municípios, nos distritos, nas aldeias, nos quilombos, e, hoje, entregamos uma bela reforma, com climatização de todas as salas de aula e a requalificação da cozinha, o que nos permitirá oferecer uma alimentação mais qualificada para os nossos estudantes. Sem dúvida, uma agenda estratégica e muito importante”, completou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.

Notícias Relacionadas