Osvaldo Barreto participou de assinatura para a construção de quadras e creches

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, representando o governador Jaques Wagner, esteve presente à solenidade de assinatura de termos de compromisso para a construção de 454 quadras esportivas escolares cobertas e 138 mil unidades de educação infantil em mais de 300 municípios por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Na mesma cerimônia, foram doadas 30 mil bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola a 81 municípios de todo o país. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participaram do evento, nesta quinta-feira, 26, em Brasília.

“Essa ação, que já faz parte do regime de colaboração que o governo federal tem promovido com os estados e municípios, tem uma grande importância”, pontuou o secretário Osvaldo Barreto. As creches, destacou, são equipamentos fundamentais porque, “além de beneficiar as crianças, dialogam com as mães trabalhadoras, que também precisam ter uma vida social”.

As quadras esportivas, completou o secretário, são uma demanda para toda a juventude já que a prática esportiva é um elemento inclusivo e essencial para a reestruturação do caráter e da saúde dos estudantes.

Até o final do ano, o Proinfância deverá ter construído 1,5 mil quadras esportivas. A meta do programa é criar seis mil quadras e reformar quatro mil até 2014.As obras contarão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que serão aplicados na assistência financeira, em caráter suplementar, a municípios, estados e Distrito Federal.

Serão atendidos os que firmaram o termo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR) para construção de creches e escolas de educação infantil, aquisição de equipamentos e mobiliário para a rede física escolar e para a construção de quadras esportivas.

Caminho da Escola – O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e padronizar a frota de veículos e embarcações de transporte escolar, visando garantir a segurança e a qualidade do deslocamento de estudantes e contribuir para que eles tenham acesso e permaneçam na escola.

O ministro Fernando Haddad ressaltou a preocupação com a segurança das crianças – que receberão capacetes – e a necessidade de se criar uma cultura de ciclismo no Brasil. Terão prioridade os municípios que registraram no Censo Escolar de 2010 até 5 mil matrículas na rede pública de educação básica.