Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Pacto pela Educação capacita educadores de 200 municípios baianos
O Pacto pela Educação – Todos pela Escola iniciou hoje (18/05) a capacitação de representantes de, aproximadamente, 200 municípios para atuarem como multiplicadores na formação de professores das séries iniciais. A medida visa garantir uma alfabetização de qualidade nos municípios, assegurando o compromisso de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.
A atividade, que segue até a sexta-feira (20), faz parte do 1º Ciclo de Formação do programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e contou com a participação do secretário Osvaldo Barreto e do coordenador geral do Pacto pela Educação, Clovis Caribé. Os trabalhos são coordenados pelas especialistas em alfabetização da Universidade Federal do Ceará Amália, Simonetti e Maria Cílvia Farias.
“Este é um movimento que se inicia hoje e deve marcar a história da educação baiana. Quando falamos no Pacto, falamos da integração entre as redes e sistemas públicos de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender. Queremos a educação do nosso estado orgulhe a todos nós”, destacou o secretário Osvaldo Barreto.
Otimismo - Coordenadora pedagógica de Livramento de Nossa Senhora, Wanda Cardoso Meira, diz que a proposta do Pacto vem atender a uma demanda real do município. “Uma preocupação nossa é que, como temos muitas escolas na zona rural, nem sempre encontramos o profissional com o perfil adequado para a alfabetização. A capacitação dos professores nos deixa otimistas com relação à melhoria da qualidade da educação nessas áreas”, diz a coordenadora. Em Livramento de Nossa Senhora, há 95 escolas municipais, incluindo seis creches, 6.265 alunos e 511 professores.
Quem também não vê a hora do resultado do Pacto chegar ao município é a coordenadora do ensino fundamental I de Bom Jesus da Lapa, Márcia Rocha. “Já há um compromisso no município para minimizarmos o índice de alunos não letrados. O Pacto vem atender a uma demanda local de formação de pessoal. Percebemos no discurso do secretário uma vontade de querer ajudar nossas crianças. Os alunos são o foco da Secretaria e isso nos deixa feliz”, diz.
Também está na pauta do Ciclo a discussão sobre o processo de avaliação externa e a proposta do Pacto para as classes de alfabetização, além do programa de formação continuada e acompanhamento aos multiplicadores municipais e professores alfabetizadores.
Pacto pela Educação – O programa da Secretaria da Educação do Estado foi lançado no dia 28 de abril pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto. O programa visa melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais e municipais, em toda a Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios e a parceria da sociedade e empresários.
O principal objetivo do Pacto pela Educação é alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Para isso, o governo propõe uma parceira com os municípios baianos para unir esforços e garantir aos estudantes o direito de aprender. Além disso, visa fortalecer as aprendizagens prioritárias (Língua Portuguesa e Matemática) para todos os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, assegurando o sucesso no seu percurso educativo.
O Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos