Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professores do Colégio Estadual Odorico Tavares discutem projetos interdisciplinares
Os professores da área de humanas do Colégio Estadual Odorico Tavares, situado em Salvador, têm um encontro marcado, toda terça-feira, para discutir atividades, ações e projetos interdisciplinares. A iniciativa, que faz parte da Atividade Complementar (AC), tem como objetivo socializar ideias e buscar formas de trabalhar os conteúdos, para estimular e envolver melhor os estudantes em sala de aula e nos projetos desenvolvidos.
O encontro semanal é importante porque cada docente tem a oportunidade de socializar suas propostas metodológicas, explica a professora de Filosofia, Soraya Magalhães. “Temos uma finalidade em comum de levar o melhor para os nossos alunos e, para isso, escolhemos alguns temas a serem destacados na unidade e cada professor, de acordo com suas demandas, trabalha os conteúdos em sincronia com outras disciplinas”, disse a docente.
Rosângela de Souza, professora de Sociologia, considera que a partir destes encontros surgem temas de aspecto social, sugeridos pelos estudantes, como: sexualidade e gênero, violência contra a mulher e maioridade penal. “Ao se envolver mais, o aluno deixa de ser um mero ouvinte e passa a opinar de que forma ele quer que os assuntos sejam explorados nas atividades realizadas como oficinas, seminários, debates e outros”. A professora de História, Elizabete da Silva, destacou: “estimulamos o protagonismo estudantil, no qual o aluno é o sujeito do seu aprendizado, pois, pesquisa e coloca em prática o que estudou”.
A estudante Vitória Costa, 16 anos, acha essencial o trabalho desenvolvido pelos professores da unidade escolar. “Os professores promovem debates em sala com temas do nosso cotidiano como feminismo e relação com a família e que nos ajudam a conhecer como funciona a sociedade em que vivemos”, disse a aluna. Já para Brenda dos Santos, 17 anos, “a ligação entre os projetos desenvolvidos na escola e o coletivo me deu espaço para desenvolver a liberdade de expressão e senso crítico porque discutimos questões como gênero, caráter, racismo e outros”.
Para a professora de Filosofia e Sociologia, Maria Madalena dos Santos, o diferencial do coletivo de humanas é o trabalho em equipe visando o melhor aproveitamento dos alunos. “Neste espaço de discussão sabemos de que forma cada professor irá trabalhar os assuntos, trocamos experiências e aprendemos um com o outro”, afirmou a educadora.
Segundo a vice-diretora da unidade de ensino, Cassia Regina Matos, as ações e projetos interdisciplinares realizados conjuntamente pelos professores da área de humanas tem um caráter peculiar. “Trazem uma nova configuração de escola, aumenta a mobilização dos discentes e quebra a rotina da sala de aula”, finalizou a gestora.
Notícias Relacionadas
-
Conselho Estadual de Educação da Bahia aprova normas contra o racismo nas escolas
-
Aviso de pauta | Em Vereda, nesta quarta (8), governador anuncia investimentos em infraestrutura escolar e entrega novas obras
-
Universitários têm até quarta-feira (8) para realizar inscrição no Mais Futuro
-
Curso de Direito da Uefs recebe selo da OAB Recomenda pela oitava vez consecutiva
-
Alunos da rede escolar de Camaçari participarão de formação em Direitos Humanos, nesta quarta-feira (8)
-
Estudantes participam de debate sobre protagonismo juvenil e primeiro voto, no Colégio Estadual Rubén Dário
-
SEC publica lista parcial de pedidos para remoção dos educadores de unidade escolar