Professores do Colégio Estadual Odorico Tavares discutem projetos interdisciplinares

Foto: acervo pessoal

Os professores da área de humanas do Colégio Estadual Odorico Tavares, situado em Salvador, têm um encontro marcado, toda terça-feira, para discutir atividades, ações e projetos interdisciplinares. A iniciativa, que faz parte da Atividade Complementar (AC), tem como objetivo socializar ideias e buscar formas de trabalhar os conteúdos, para estimular e envolver melhor os estudantes em sala de aula e nos projetos desenvolvidos.

O encontro semanal é importante porque cada docente tem a oportunidade de socializar suas propostas metodológicas, explica a professora de Filosofia, Soraya Magalhães. “Temos uma finalidade em comum de levar o melhor para os nossos alunos e, para isso, escolhemos alguns temas a serem destacados na unidade e cada professor, de acordo com suas demandas, trabalha os conteúdos em sincronia com outras disciplinas”, disse a docente.

Rosângela de Souza, professora de Sociologia, considera que a partir destes encontros surgem temas de aspecto social, sugeridos pelos estudantes, como: sexualidade e gênero, violência contra a mulher e maioridade penal. “Ao se envolver mais, o aluno deixa de ser um mero ouvinte e passa a opinar de que forma ele quer que os assuntos sejam explorados nas atividades realizadas como oficinas, seminários, debates e outros”. A professora de História, Elizabete da Silva, destacou: “estimulamos o protagonismo estudantil, no qual o aluno é o sujeito do seu aprendizado, pois, pesquisa e coloca em prática o que estudou”.

A estudante Vitória Costa, 16 anos, acha essencial o trabalho desenvolvido pelos professores da unidade escolar. “Os professores promovem debates em sala com temas do nosso cotidiano como feminismo e relação com a família e que nos ajudam a conhecer como funciona a sociedade em que vivemos”, disse a aluna. Já para Brenda dos Santos, 17 anos, “a ligação entre os projetos desenvolvidos na escola e o coletivo me deu espaço para desenvolver a liberdade de expressão e senso crítico porque discutimos questões como gênero, caráter, racismo e outros”.

Para a professora de Filosofia e Sociologia, Maria Madalena dos Santos, o diferencial do coletivo de humanas é o trabalho em equipe visando o melhor aproveitamento dos alunos. “Neste espaço de discussão sabemos de que forma cada professor irá trabalhar os assuntos, trocamos experiências e aprendemos um com o outro”, afirmou a educadora.

Segundo a vice-diretora da unidade de ensino, Cassia Regina Matos, as ações e projetos interdisciplinares realizados conjuntamente pelos professores da área de humanas tem um caráter peculiar. “Trazem uma nova configuração de escola, aumenta a mobilização dos discentes e quebra a rotina da sala de aula”, finalizou a gestora.