Professores e estudantes participam de oficinas on-line sobre importância do autocuidado para a saúde mental e emocional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, realizou nesta quarta-feira (28), oficinas sobre “A Importância do autocuidado físico e mental” e a “Ressignificação da pandemia”, com professores e estudantes da rede estadual de ensino. Os encontros, realizados através da plataforma Google Meet, tiveram a participação das psicólogas Ariana Arantes Vaz, Mariana Carvalho, Lorena Neres e Mayara Barbosa, que realizaram o acolhimento das falas; promoveram técnicas de relaxamento; e deram dicas para manter o foco e a motivação a partir da realização de atividades diárias visando o bem-estar.

Para a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, as oficinas demonstram um processo de acolhimento e preparação qualificada sobre temas que vêm sendo pautados no processo de saúde mental e emocional.  “Temas como ressignificação das voltas às aulas, ou até mesmo o autocuidado da saúde física e mental têm proporcionado à comunidade escolar um momento de troca de experiência e aprendizagem de como encarar a saúde mental no momento da pandemia. Nesses encontros, o nosso maior desafio é organizar o espaço de escuta e o processo de acolhimento nesta fase atual da pandemia, tendo em vista que a nossa comunidade tem demonstrado o quanto as nossas ações são importantes e contribuem como suporte emocional para a rede escolar”.

A psicóloga Ariana Arantes Vaz faz parte do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor há sete anos. Na live, ela destacou que, com a pandemia e o isolamento social, as pessoas precisam reservar um tempo da sua rotina para buscar atividades prazerosas, como prática de exercícios físicos,  meditação, alongamentos e apreciação de bens culturais. “Esses encontros e oficinas com a equipe dos colégios são muito importantes. Mesmo de maneira remota, eles têm a oportunidade de conversar, de serem acolhidos e de debaterem em conjunto dicas e possibilidades que promovam o autocuidado físico e mental no dia a dia”.

De acordo com a professora Giolanda Muniz, que leciona as línguas Inglesa e Portuguesa no Colégio Estadual Ouro Negro, diante de um momento adverso, ela precisou rever a sua rotina em busca de um maior equilíbrio para a saúde física e mental. “A pandemia mexeu com meu emocional, comecei a ter até medo de sair de casa e me sentia muito ansiosa. Foi, então, que comecei a praticar atividades físicas e a meditação. No começo, achava que não estavam fazendo efeito, mas, com o tempo, percebi como mudei com os bons resultados das práticas. O segredo para o progresso é internalizarmos que precisamos colocar o autocuidado como uma prioridade da nossa rotina”, avaliou a professora.

Participaram das lives sobre a “Importância do autocuidado físico e mental” os professores e profissionais da Educação dos colégios estaduais Ouro Negro, em Candeias; Juracy Magalhães Júnior, em Vera Cruz; Nossa Senhora de Lourdes, em Serra Preta; Mimoso do Oeste, em Luis Eduardo Magalhães; Democrático Marcos Freire, em Barreiras; e o Duque de Caxias, em Salvador.

Já os encontros do debate centrado na “Ressignificação da pandemia” foram realizados com os estudantes, professores e coordenadores pedagógicos do Extremo Sul do Estado vinculados ao Complexo Integrado de Educação de Itamaraju, ao Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul de Teixeira de Freitas e aos colégios estaduais Paulo Freire, Anderson França, Odílio Alves, Neide Borges, Integração, Francisco Silva, Ruy Barbosa, Polivalente Caravelas, Eraldo Alcobaça, Henrique Brito, Rômulo Galvão, Alcides Afonso de Souza e Luís Eduardo Magalhães de Itamaraju.

Além das oficinas, o programa também realiza atendimento psicológico on-line individualizado para professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem solicitar horário, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.

Sobre o programa - O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Superintendência de Recursos Humanos (SUDEPE) da SEC, tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa vem promovendo, ainda, campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).