Projeto Conexões destaca jornadas de autoconhecimento para o desenvolvimento humano

Palavras-chave:

 

A edição deste sábado (24) do Projeto Conexões - Estação do Saber foi realizada em clima descontraído, abordando as jornadas constantes de autoconhecimento. Com o  tema “Aventuras de bike: saberes e sabores”, o programa contou com a participação do consultor em Desenvolvimento Humano, Therbio Felipe. O encontro foi realizado diretamente do Colégio Rui Barbosa, em Juazeiro, com a presença de professores na plateia, cumprindo os protocolos de distanciamento social. Além do debate virtual, a edição do Conexões também contou com apresentações de artistas locais.   

>> O programa pode ser conferido aqui: https://bit.ly/3iLl8s3

De acordo com Therbio Felipe, as vivências encontradas nas viagens foram incontáveis.  “Já pedalei por 30 dias corridos, como foi o caso de quando cruzei a Argentina. Passei por inúmeros recantos dos estados brasileiros, por todo o Uruguai e Argentina. Além disso, tive a possibilidade de usar a bicicleta para deslocamentos em alguns lugares de Portugal, Espanha, França e Suíça. A sensação de liberdade promovida pela bicicleta unida a conceitos minimalistas de vida, me levou a pedalar.  Além disso, entendo que posso usar a bicicleta para ampliar meus conhecimentos, tanto sobre mim mesmo quanto sobre as culturas por onde passo”.

>> Acesse o canal do Projeto Conexões: http://bit.ly/saberconexoes

Mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, o projeto é promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Na abertura, Robson ressaltou a importância de trazer a leveza para o momento, promovendo uma inspiração para outras pessoas entrarem em jornadas de evolução.  “Therbio Felipe contou como foi sua trajetória em busca do autoconhecimento e compartilhou os saberes das suas viagens realizadas com bicicletas em expedições e vivências em diferentes países. O Conexões evidenciou suas sinapses entre Juazeiro, Santa Catarina e São Paulo, onde o protagonismo do empreendedorismo pessoal e os projetos de vida foram discutidos e colocados em um programa estimulante”.

Novidades em agosto – A SEC começará, a partir do mês de agosto, uma nova etapa do projeto Conexões – Estação do Saber, com o Conexões na Estrada. A novidade, como explicou Robson Costa, é que o programa será gravado diretamente nos municípios baianos para trazer à tona realidades de diferentes territórios.

Sobre os CIEs – Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

 

Notícias Relacionadas