Projeto fomenta cultura empreendedora nos Centros de Educação Profissional da rede estadual

Palavras-chave:
 
Fotos: divulgação
Estudantes dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional iniciaram, nesta segunda-feira (5), a participação na “I Semana Dê o Start”, que tem o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo nas unidades escolares. Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/BA), a ação acontece concomitantemente à Semana Global de Empreendedorismo e vai acontecer com três atividades: Aplicação de cursos com a metodologia “Crescendo e Empreendendo” do SEBRAE; Exposição de Projetos Criativos (Concurso Dê o Start) elaborados pelos alunos da escola e apresentações culturais.  
 
Segundo a diretora de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização, Danile Sanches, da Secretaria da Educação do Estado, “a Semana Dê o Start tem como principal objetivo criar o ambiente propício para a difusão do conhecimento sobre empreendedorismo e o incentivo à aplicação prática desses novos saberes por alunos e professores. Toda essa experiência deve culminar em um momento de compartilhamento das novas ideias e no reconhecimento público, por parte das comunidades interna e externa da unidade escolar, daquelas iniciativas de maior aplicabilidade”, explicou.
 
A professora de Empreendedorismo, Janete Donmini, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Piemonte do Paraguaçu II, do município de Mundo Novo (a 303 km de Salvador), falou sobre a importância do projeto. “Estamos desenvolvendo esse projeto há algumas semanas trabalhando com os estudantes a análise do mercado e a criação de empresas que estejam ligadas à realidade da cidade e sua demanda. Os alunos, que foram divididos em 16 equipes, criaram do zero os projetos que contam com marca, marketing para divulgação e todo o processo de organização. Na quarta-feira, teremos a feira para apresentação dos trabalhos onde serão observados todos os prós e contras das criações dos estudantes ”, contou.
 
Para a estudante Letícia Nascimento, 18 anos, do 3º ano do curso técnico de nível médio em Comércio, do CETEP Piemonte do Paraguaçu II, a iniciativa agrega mais conhecimento para sua formação. “Essa atividade promove um aumento na qualidade do aprendizado, pois estamos conseguindo dar uma nova perspectiva profissional no mercado. Estamos aprendendo todo processo de organização, logística e divulgação de uma empresa para que também possamos vislumbrar sermos empreendedores. Fiquei muito feliz com o resultado do projeto da Casa de Tortas que criamos, até por não temos uma loja dessas na cidade”, afirmou.  

Notícias Relacionadas