Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projeto Gestar impulsiona Ideb de colégio em Aracatu
Localizado no município de Aracatu, o Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos se destaca pelo trabalho desenvolvido nas disciplinas de matemática e português para reforço da aprendizagem dos estudantes. O resultado foi revelado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Com pontuação de 4,4, a unidade escolar superou a projeção feita para 2013, de 4,3, além de ficar acima da média nacional estipulada pelo Ministério da Educação para as escolas públicas na Bahia. O colégio funciona nos turnos matutino e vespertino, com 630 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio, e tem como um dos projeto prioritários o Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), implantado pela Secretaria da Educação para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual.
No Colégio, o Gestar levou para a sala de aula do ensino fundamental iniciativas nas áreas de matemática e português que estimulam a participação do estudante. Os professores passaram por formação específica e utilizam uma metodologia diferenciada, orientada por livros didáticos também organizados pela Secretaria da Educação da Bahia.
Entre os fatores apontados como responsáveis pelo desempenho da escola no Ideb, a diretora da escola, Olga Lemos, afirma que “a equipe pedagógica é fundamental, tem muito compromisso com a aprendizagem do estudante. Além do Gestar, a escola desenvolve, ainda, projeto de leitura e olimpíadas de matemática e português, que envolvem, também, estudantes do ensino médio”, disse.
O projeto de leitura é um diferencial. Ele acontece ao longo do ano, durante o turno de funcionamento das aulas, em forma de oficinas de discussão, ficha de acompanhamento para resumo de romances e apresentação de vídeos. “Trabalhamos com leitura, interpretação, produção e edição de texto, sempre procurando adequar esses projetos à realidade dos estudantes. Aproveitamos situações locais e fatos que acontecem na cidade para aumentar o interesse deles. Tudo isso estimula e sensibiliza para participar do projeto Tempo de Artes Literárias (TAL)”, explicou a professora de língua portuguesa, Sara Pires. Depois de meses de trabalho, a escola organiza um dia de culminância do projeto, quando os alunos recitam poesias e leem textos para a comunidade escolar.
A melhora do desempenho dos estudantes está na pauta da escola, desde o início do ano, quando a equipe se reúne para planejar ações pedagógicas. “Desde a Jornada Pedagógica, trabalhamos com foco nas deficiências das turmas e buscamos saná-las com esses projetos. A cada ano, buscamos realizar atividades que estimulem a participação dos alunos, seja com peça de teatro ou música”, contou a gestora do Colégio, Olga Lemos.
Arte-educação – Além do Gestar, a unidade escolar participa de projetos que associam arte a educação, como o Artes Visuais Estudantis (AVE), que, em 2011, premiou a estudante Carina Patez Porto com um netbook. A aluna foi classificada em 3º lugar, na etapa estadual acontecida, em Salvador, com a tela intitulada O que fazer? Já o estudante Wesley Guimarães foi classificado para a segunda etapa da seleção, realizada na Diretoria Regional de Brumado, com o projeto TAL, voltado para a produção de textos estudantis. Para a gestora da unidade escolar, “projetos como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), AVE e TAL, além dos Jogos Estudantis, fazem com que os alunos se interessem mais”, concluiu.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos