Projeto Gestar impulsiona Ideb de colégio em Aracatu

Localizado no município de Aracatu, o Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos se destaca pelo trabalho desenvolvido nas disciplinas de matemática e português para reforço da aprendizagem dos estudantes. O resultado foi revelado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Com pontuação de 4,4, a unidade escolar superou a projeção feita para 2013, de 4,3, além de ficar acima da média nacional estipulada pelo Ministério da Educação para as escolas públicas na Bahia. O colégio funciona nos turnos matutino e vespertino, com 630 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio, e tem como um dos projeto prioritários o Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), implantado pela Secretaria da Educação para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual.

No Colégio, o Gestar levou para a sala de aula do ensino fundamental iniciativas nas áreas de matemática e português que estimulam a participação do estudante. Os professores passaram por formação específica e utilizam uma metodologia diferenciada, orientada por livros didáticos também organizados pela Secretaria da Educação da Bahia.

Foto: Arquivo do colégio

Entre os fatores apontados como responsáveis pelo desempenho da escola no Ideb, a diretora da escola, Olga Lemos, afirma que “a equipe pedagógica é fundamental, tem muito compromisso com a aprendizagem do estudante. Além do Gestar, a escola desenvolve, ainda, projeto de leitura e olimpíadas de matemática e português, que envolvem, também, estudantes do ensino médio”, disse.

O projeto de leitura é um diferencial. Ele acontece ao longo do ano, durante o turno de funcionamento das aulas, em forma de oficinas de discussão, ficha de acompanhamento para resumo de romances e apresentação de vídeos. “Trabalhamos com leitura, interpretação, produção e edição de texto, sempre procurando adequar esses projetos à realidade dos estudantes. Aproveitamos situações locais e fatos que acontecem na cidade para aumentar o interesse deles. Tudo isso estimula e sensibiliza para participar do projeto Tempo de Artes Literárias (TAL)”, explicou a professora de língua portuguesa, Sara Pires. Depois de meses de trabalho, a escola organiza um dia de culminância do projeto, quando os alunos recitam poesias e leem textos para a comunidade escolar.

A melhora do desempenho dos estudantes está na pauta da escola, desde o início do ano, quando a equipe se reúne para planejar ações pedagógicas. “Desde a Jornada Pedagógica, trabalhamos com foco nas deficiências das turmas e buscamos saná-las com esses projetos. A cada ano, buscamos realizar atividades que estimulem a participação dos alunos, seja com peça de teatro ou música”, contou a gestora do Colégio, Olga Lemos.

Arte-educação – Além do Gestar, a unidade escolar participa de projetos que associam arte a educação, como o Artes Visuais Estudantis (AVE), que, em 2011, premiou a estudante Carina Patez Porto com um netbook. A aluna foi classificada em 3º lugar, na etapa estadual acontecida, em Salvador, com a tela intitulada O que fazer? Já o estudante Wesley Guimarães foi classificado para a segunda etapa da seleção, realizada na Diretoria Regional de Brumado, com o projeto TAL, voltado para a produção de textos estudantis. Para a gestora da unidade escolar, “projetos como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), AVE e TAL, além dos Jogos Estudantis, fazem com que os alunos se interessem mais”, concluiu.