Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Projetos dos Centros Juvenis da SEC são destaques em evento nacional de ciência
Projetos dos Centros Juvenis da SEC são destaques em evento nacional de ciência
Publicado em qui, 29/07/2021 - 17:03 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Confira a participação dos projetos do SBPC:
>> A Escola Pública no Museu: https://bit.ly/3laIRVu
>> Aplicativo Ágora: https://bit.ly/2UWmets
>> Coronagame: https://bit.ly/3iZQr2K
Para Carolina Dórea, coordenadora geral do CJCC, a participação da comunidade escolar simboliza uma vitória para a educação baiana. “A participação dos estudantes da Educação Básica na SBPC é uma grande conquista. A produção científica abre portas e oferece aos estudantes um horizonte mais amplo, com um imenso ganho na sua formação, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade”, avalia.
O CJCC de Salvador apresentou dois projetos: “A escola pública no museu: espaço de conexão entre ciência, cultura e sociedade”, realizado em 2019 pelas professoras Aidil Gonçalves e Rita de Cácia da Silva; e “Coronagame: um jogo pedagógico sobre o novo Coronavírus e a Covid-19”, realizado por Anderson Conceição, orientado pela professora Aidil Gonçalves.
De acordo com o estudante Anderson Conceição, o jogo, através do formato lúdico, leva informações para a população sobre o novo Coronavírus. “O projeto foi desenvolvido quando surgiram os primeiros casos da Covid-19 na Bahia. O projeto é um jogo pedagógico sobre o vírus desenvolvido na plataforma digital “Scratch”. Todos possuem acesso livre ao jogo, esperamos contribuir levando informação de forma divertida ao máximo de pessoas”.
A professora Aidil Gonçalves, que participou como orientadora e autora, relata que a experiência foi recheada de desafios. “Com a suspensão das aulas, por conta da pandemia, Anderson manifestou o desejo de desenvolver um jogo digital sobre o Coronavírus. O meu papel foi de orientá-lo no desenvolvimento deste projeto desafiador, porque toda a orientação ocorreu remotamente, o que para ambos foi uma novidade. Com determinação e força de vontade o jogo ficou pronto e fomos selecionados.”
O CJCC de Vitória da Conquista apresentou o projeto “Ágora: aplicativo desenvolvido por jovens de escola pública para auxiliar alunos do Ensino Médio a desenvolverem a competência de argumentar”, realizado pela estudante Renata Gondim, com a orientação da professora Elmara Pereira.
A estudante Renata Gondim está na sua quarta participação no SBPC, mas a emoção de ter um projeto selecionado se renova a cada ano. “Todas às vezes sentimos uma felicidade imensa em poder compartilhar nossos projetos. O aplicativo surgiu com o objetivo de incentivar que os estudantes se posicionem à frente de diversos assuntos, de forma lúdica e divertida”.
Para Elmara Pereira, que também é vice-diretora do CJCC, a participação da unidade de ensino em mais uma edição do SBPC incentiva outros estudantes a seguirem uma trajetória ligada à ciência. “O mais interessante é ver jovens da escola pública fazendo ciência, desenvolvendo projetos socialmente relevantes, sendo autores e verdadeiros cidadãos”
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)