Projetos inovadores são apresentados no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola

Desenvolvido por estudantes dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional (Cetep) e de unidades escolares que oferecem educação profissional, os projetos apresentados na 1ª Mostra da Educação Profissional mostram experiências desenvolvidas por meio do aprendizado adquirido nos cursos. Por meio destas práticas, o estudante cria trabalhos baseados em tecnologias sociais e aplicabilidade na realidade social. Visite o site do 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola

1ª Mostra da EP - Claudionor Junior - Ascom

É o caso do projeto que extrai açúcar e álcool do caldo da melancia. O estudante do curso técnico de Química, do Cetep do Extremo Sul, localizado na cidade de Teixeira de Freitas, Issac Silva dos Santos, 20 anos, explica a ideia para a concepção do trabalho. “Nossa cidade é uma grande produtora de melancia e lá próximo também existe uma usina de álcool. Então, pensamos que poderíamos criar uma alternativa para esta produção”, conta. Sua colega, Rosana Souza, 20 anos, destaca ainda a qualidade do açúcar. “Existe uma qualidade maior. Como a extração é menos densa, o resultado final é mais saudável”, diz.

O projeto da estudante do curso técnico de Edificação, do Cetep do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, Paula Evangelista, 15 anos, apresentou uma maquete que simula uma casa autosutentável. “O morador não teria problemas com as necessidades básicas. Tudo seria reutilizado, impactando diretamente no meio ambiente. Teríamos a água da chuva, o vento e a luz do sol como parceiros”, explica.

Na área alimentícia, o projeto da berinjela desidratada traz uma nova opção de consumo saudável. “Por meio de pesquisa, descobrimos o baixo consumo da berinjela, por isso realizamos este processo de desidratação que dá outra perspectiva de sabor”, explica Caio Pereira, 16 anos, estudante de Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara. O aluno ainda explica como vai aplicar o produto. “Estamos estudando os nutrientes e calorias para tentar incluir na alimentação escolar,” diz.