Rede estadual se prepara para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

As escolas da rede estadual de ensino estão se preparando para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a avaliação nacional que gera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e que será realizada nos dias 21 de outubro a 1° de novembro em todo o país. Para tanto, durante esta semana (23 a 27), os estudantes das escolas estaduais estão fazendo a quinta etapa de provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), da Secretaria da Educação do Estrado (SEC). O objetivo é fortalecer o processo avaliativo, identificando as necessidades de aprendizagem dos estudantes, de modo a subsidiar a atuação da SEC e das escolas.

As provas do SABE estão sendo realizadas na capital e no interior, mobilizando toda a comunidade escolar e foram aplicadas, por exemplo, nesta quinta-feira (26), no Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto, localizado no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa (732 Km de Salvador), aplicou as provas na quarta-feira (25). Os estudantes estavam animados com a novidade. Este é o caso de Diana Martins de Oliveira, 17, 3º ano, do Ensino Médio. “Gostei muito do nível das questões das duas disciplinas e achei muito válida esta iniciativa, pois serve para testar os nossos conhecimentos e trabalhar a nossa concentração”, afirmou.

A prova do SABE também foi aplicada no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, localizado em Juazeiro (507 Km da capital). O estudante Ricardo Batista Segundo, 16, 3º ano, afirmou que também fez uma boa prova. “Os conteúdos cobrados nas questões das duas disciplinas foram realmente os que estudamos durante o ano”, disse, confiante.

Já a vice-diretora do colégio, Rosidalva Varjão Roberto, afirmou que a avaliação do SABE é muito importante. “Esta avaliação é essencial, pois contribui para o fortalecimento do processo avaliativo. Através do resultado dela, poderemos identificar as deficiências e formar ações que possam melhorar as aprendizagens e o IDEB”, destacou a gestora.