Santo Antonio de Jesus sedia formação do Pacto pela Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participa das atividades de formação dos professores formadores do Pacto pela Educação – Todos pela Escola, nesta quinta-feira (16). As atividades, que acontecem no Antonius Imperial Hotel, em Santo Antônio de Jesus, iniciam na quarta-feira (15) e contam com a presença de educadores de 22 municípios que integram a região.

Na programação do encontro, estão a apresentação da metodologia do Pacto, dos materias didáticos (Proposta, Livro de leitura, Caderno de  atividades, Cartelas e Fichas), da rotina didática, além de uma oficina de uso dos materiais e planejamento das formações com professores alfabetizadores. Em maio, a Secretaria da Educação realizou o I Ciclo de Formação do programa, com a presença de coordenadores municipais dos mais de 210 municípios que acenaram positivamente a adesão ao programa.

Pacto pela Educação – Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Este é o principal objetivo do programa, que também visa à melhoria da qualidade de ensino do estado através de um regime de colaboração com os municípios. "Quando falamos no Pacto, falamos da integração entre as redes e sistemas públicos de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender. Queremos que a educação do nosso estado orgulhe a todos nós", destaca o secretário Osvaldo Barreto.

O Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.